para baixinhos

Confira artistas consagrados que já se aventuraram por projetos infantis

De cantores renomados a escritores e cineastas, muitos têm utilizado sua criatividade e experiência para criar obras que encantam e educam as crianças

Gabriel Machado
bemviver@acritica.com
12/10/2024 às 14:54.
Atualizado em 12/10/2024 às 14:54

Pato Fu à época do lançamento do projeto 'Música de Brinquedo' (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, uma tendência tem ganhado força no cenário cultural: artistas consagrados do meio adulto estão se aventurando em projetos voltados ao público infantil. De cantores renomados a escritores e cineastas, muitos têm utilizado sua criatividade e experiência para criar obras que encantam e educam as crianças.

A relações públicas Isabela Xavier de Castro apresentou, logo na primeira infância, Chico Buarque e Vinícius de Moraes ao filho, Miguel, hoje com 10 anos. A dupla possui obra que traz uma seleção de músicas e poemas que levam suas assinaturas.

"Eu evitava as músicas óbvias para crianças, como Galinha Pintadinha, porque essas ele já ouvia o tempo todo. Na nossa playlist, havia desde as canções do Vinícius e do Chico para crianças, que são realmente direcionadas ao público infantil. Até outras músicas que não foram, necessariamente, feitas para crianças, mas que têm um apelo bem lúdico", conta Isabela ao BEM VIVER TV.

Ela colocava 'Clara Crocodilo', de Arrigo Barnabé; 'Mosca na Sopa', de Raul Seixas; e 'Meu Limão, Meu Limoeiro', de Wilson Simonal, para o filho ouvir. "Ele amava todas!", acrescenta.

Isabela conta que a adição dos músicos à playlist de Miguel trouxe benefícios para o filho. "Não sou especialista, mas como nós não apenas ouvíamos as músicas, mas também brincávamos de dançar, acredito que isso contribuiu tanto para o desenvolvimento motor dele quanto para a sociabilidade", pontua.

"Vejo benefícios como o desenvolvimento da atenção, o aprendizado de novas palavras e a interpretação do significado das canções. Sem contar a importância de apresentar artistas brasileiros, o que, de forma indireta, contribui para a valorização da cultura nacional e ajuda a criança a construir um repertório não apenas musical, mas [um repertório] de vida", conclui a relações públicas.

Rockabye baby

Desde que nasceu, o pequeno Joaquim, 2, teve contato com músicas instrumentais do rock internacional e nacional. Isso porque, para ele dormir, a mãe Lilian Oliveira fazia questão de botar as edições "Rockabye baby" e "Rock your babies", coletâneas que trazem sucessos de artistas como Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin.

"Eles gravam as músicas com uma temática infantil e fica muito legal e confortante, para a mãe quando ouve [risos]. Conforme cresceu, além das músicas normais infantis, também colocávamos muito a trilha do filme 'Mudança de Hábito', ele amava! Quando botava essas músicas, ele sempre prestava atenção e sorria. Era muito legal", recorda Lilian.

A influência das coletâneas, inclusive, já começa a transparecer na personalidade do pequeno. "O Joaquim é bem musical e interage bastante quando ouve algo, já imita tocando um violão… Sou estudante de canto, então, ouvimos muita música aqui em casa. Ele dança, sorri e tenta reproduzir o som", ressalta.

De acordo com Lilian, a música favorita do filho era "I will follow him", de Deloris & the Sisters e que integra a trilha da comédia "Mudança de Hábito", estrelada por Whoopi Goldberg.

"Usávamos ela para tudo, especialmente acalmá-lo. Ele ouvia e via o vídeo. Hoje em dia, ama qualquer coisa que seja de dinossauro, ama as músicas de dinos, 'Mundo Bita' e Arnaldo Antunes", finaliza a mãe.

Confira cinco artistas consagrados que lançaram projetos infantis:

Pato Fu

A banda Pato Fu ficou bastante marcada pelo “Música de Brinquedo”, de 2010. O material consta em regravações de canções conhecidas tocadas apenas em instrumentos infantis. O grupo conquistou um Grammy Latino, vencendo na categoria Melhor Álbum de Música Latina para Crianças.

Vitor Kley

O cantor brasileiro possui um projeto infantil chamado “Turma do Menino Sol”, composto por um conjunto de músicas, animações e um livro ilustrado. A iniciativa foi criada pelo artista gaúcho em parceria com o produtor musical Rick Bonadio para retribuir o carinho que recebe do público infantil.

Chico Buarque

Há 47 anos, a famosa peça de teatro “Os Saltimbancos” ganhou adaptação para o português, feita pelo lendário Chico Buarque - que lançou um disco homônimo. A versão original das músicas, criadas pelo compositor Luis Enríquez Bacalov, é em italiano.

Zeca Baleiro

O cantor Zeca Baleiro investiu significativamente em materiais infantis. Ele lançou os álbuns “Zoró, Vol. 1 (Bichos Esquisitos)” (2014), “Zeca Baleiro e Convidados – A Viagem da Família Zoró” (2015), “Zureta” (2018) e “Zureta, Vol. 2” (2018).

Adriana Calcanhotto

A cantora e compositora Adriana Calcanhotto lançou, há quase 10 anos, o "Adriana Partimpim". Com a voz doce, a artista gaúcha cria um universo lúdico e inocente, voltado para o desenvolvimento cultural da criança, e apresenta o que há de mais rico na MPB.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por