cinema

Cineteatro Guarany recebe estreia de curtas-metragens com novos talentos do cinema

Os curtas metragens foram produzidos pelos próprios alunos e agora ganham vida no cineteatro

acritica.com
10/10/2024 às 21:00.
Atualizado em 10/10/2024 às 21:00

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (11/10), às 18h30, o Cineteatro Guarany vai sediar a estreia de um compilado de curtas metragens produzidos por novos talentos locais. O evento faz parte da "Atividade Motivacional Cinematográfica: Novos Artistas em Cena", que se constitui em um processo de aprendizado intenso que uniu teoria e prática, promovendo o desenvolvimento artístico de jovens estreantes no audiovisual.

Tanto a atividade motivacional quanto a mostra, que é o resultado de todo o processo de aprendizagem são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A mostra tem entrada gratuita e faz consiste na primeira oportunidade de exibição para alunos que se dedicaram à criação de curtas-metragens de temas diversos e abordagens únicas. “A proposta é justamente dar acesso e oportunidade para as pessoas que querem conhecer e produzir obras cinematográficas”, explica Wander Luis, produtor audiovisual e instrutor do projeto.

Ciclo de oficinas

Ao longo de um ciclo de oficinas, realizado entre setembro e novembro de 2023 e de maio a julho de 2024, Wander Luis liderou as atividades no Cineteatro Guarany, com o apoio do Setor de Difusão Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O curso ofereceu aos alunos uma imersão completa na linguagem cinematográfica, abordando a história do cinema, a importância de filmes clássicos como referência e o papel da literatura na construção narrativa das obras.

Segundo Wander, o processo de aprendizado buscou oferecer uma base sólida para que os participantes pudessem explorar sua criatividade e colocar em prática os conceitos aprendidos. "A Atividade Motivacional Cinematográfica é o primeiro passo para a pessoa iniciante conhecer a arte do cinema e ter a oportunidade de produzir um filme", destaca o instrutor.

Além das aulas teóricas, os alunos tiveram a chance de trabalhar em seus próprios curtas-metragens, experimentando na prática os desafios da produção audiovisual. Para Wander, que sempre alerta sobre as dificuldades de se produzir de forma independente, esse conhecimento é fundamental para preparar os novos cineastas para o mercado.

Entre os trabalhos que serão exibidos no Cineteatro Guarany, destacam-se obras como “O Ataque da Viúva”, de Carla Cristina, “Depressão”, dirigido por Rylla Santos, e “Os Encontros”, de Tobias J. Batista. A produção de Schaydson Souza, com os curtas “Rotina Vermelha” e “Todas as Vozes”, também promete emocionar o público

Outros filmes aguardados são “A Angústia da Solidão”, de Raul Souzza, “A Amizade Perigosa”, dirigido por Ericles Henrique, e “Nannie”, sob a direção de Hebrom Campos. Todos os diretores são estreantes no cinema, tornando o evento uma oportunidade única para o público conhecer novos talentos em ascensão.

Essa iniciativa é um passo crucial para a formação de uma nova geração de cineastas, que trazem consigo perspectivas frescas e histórias únicas a serem contadas. O evento oferece uma chance imperdível de prestigiar o trabalho desses novos talentos, além de apoiar o futuro do cinema independente local.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por