Iniciativa

‘Cine Kambô’, projeto voltado para adolescentes e jovens negros, acontece de 20 a 24 de fevereiro

Será uma semana de atividades com foco na produção audiovisual. As inscrições estão abertas para moradores da comunidade Nossa Senhora de Fátima 2, onde acontecerá a primeira edição do projeto

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
02/02/2023 às 14:57.
Atualizado em 02/02/2023 às 14:57

Projeto contempla adolescentes e jovens de 13 a 18 anos (Foto: Divulgação)

Os comunitários do Nossa Senhora de Fátima 2, comunidade situada na Zona Norte de Manaus, produzirão e assistirão suas próprias histórias no audiovisual, durante a primeira edição do projeto “Cine Kambô - Contando histórias através da tela”, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a partir das 13h, no Instituto SAFC (Sistema de Auxílio às Famílias Carentes), situado na rua Palestina, 42, bairro Cidade Nova. 

Adolescentes e jovens de 13 a 18 anos podem participar. As inscrições estão abertas. As atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. O contato para mais informações é o (92) 98131-2756.

De acordo com o responsável por mídias sociais e idealizador do projeto Kennedy Costa, o Cine Kambô é uma realização audiovisual que tem como objetivo central formar novos produtores audiovisuais dentro da periferia manauara. “O projeto nasceu da necessidade dos adolescentes e jovens negros contarem suas narrativas através dos processos interativos, no caso, o cinema, a arte e a cultura”, diz ele.

Será uma semana de atividades, entre exibição inicial, oficinas de fotógrafo, roteiro, gravação, captação, direção de arte e a gravação externa na prática. “Eles produzirão, a partir disso, um curta-metragem que será exibido no dia 24 de fevereiro na própria comunidade”, revela o idealizador. 

Kennedy destaca ainda o motivo pelo qual a comunidade Nossa Senhora de Fátima 2, no bairro Cidade Nova, foi a escolhida para a primeira edição do Cine Kambô. “Será no Fátima 2, porque é o bairro onde moro e onde a violência e o descaso do Estado é permanente”, lamenta. Ele explica que, nesse primeiro momento, o projeto será voltado apenas para moradores, mas que será itinerante. 

Produção
O idealizador destaca que toda a produção está sendo feita por comunitários, inclusive o material gráfico. “Estamos no processo de pré-produção, para daqui a duas semanas iniciar. Também vamos fazer o nosso bingo comunitário, para os recursos serem revestidos para as bolsas dos alunos. A gente tá nesse processo de incidência também, né? De mobilização... Pregar cartazes e tal”. 

Jovens na faixa-etária de 13 a 18 anos podem se inscrever, no entanto, apenas 20 serão selecionados. “Os selecionados terão direito a uma bolsa de estudo de 20 reais. Esse valor é um recurso que a própria comunidade de mobilizou”, destaca Kennedy. 

O idealizador ressalta que os interessados precisam ser moradores da comunidade. “Mas daremos prioridade às crianças e adolescentes pretos”, enfatiza. As inscrições poderão ser feitas através de um link ou QR CODE pelo número (92) 98131-2756. 

Destaque
O projeto tem apoio da Bolsa Solano Trindade, parceria entre o Perifa Connection e a PIPA, as quais são organizações que atuam nas periferias brasileiras.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por