As inscrições seguem até o dia 29 de novembro e os contemplados poderão utilizar o espaço a partir de 2025
(Foto: Divulgação)
A partir desta segunda-feira (11/11), em comemoração aos seus 15 anos de fundação, comemorados em 2025, o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) lança o Edital de Chamada Pública nº 001/2024 para ocupações artísticas do próprio local de 3 de fevereiro a 20 de dezembro do próximo ano. A ação tem como objetivo fomentar e dar visibilidade à arte em Manaus, por meio da seleção de projetos artísticos, companhias, grupos artísticos e coletivos, visando identificar propostas e projetos das diversas linguagens e áreas artísticas com a finalidade de democratizar e ampliar o acesso a espaços públicos de fomento à cultura.
De acordo com João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, as ocupações serão produzidas pelos artistas em parceria com o centro cultural. “Queremos fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos, temporadas, residências, exposições, palestras, ciclos de debates, ciclos de leituras, lançamentos de livros e outras experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte”, detalha ele.
O edital contempla temporada de espetáculos (música, dança e teatro), exposições na galeria do Casarão a cada dois meses, atividades formativas e o Cine Casarão. Para as inscrições, os proponentes devem encaminhar suas respectivas propostas acompanhadas da Ficha de Inscrição (disponível no Instagram - @casaraodeideias), currículo dos artistas e/ou proponente, projeto descritivo com links com imagens das obras e descrição dos projetos para o e-mail: casaraodeideiasam@gmail.com.
Vale ressaltar que a chamada pública não possui nenhum tipo de incentivo financeiro, nem investimentos sobre quaisquer umas das obras selecionadas, apenas a cessão dos espaços do Casarão de Ideias. Logo, é possível cobrar ingressos com preços populares, mas previamente e em comum acordo, ficando como contrapartida para o espaço uma apresentação gratuita e/ou uma atividade formativa.
Já a seleção dos projetos será feita por uma comissão que irá analisar todas as propostas inscritas de acordo com critérios de contemporaneidade, qualidade técnica e/ou pertinência conceitual, relevância no panorama da produção artística contemporânea e viabilidade. O resultado será divulgado no site do Casarão de Ideias. Mais informações podem ser conferidas diretamente no regulamento disponibilizado no site do centro cultural.