Quinze anos de Ideias

Casarão de Ideias ‘debuta’ com planos e novidades para 2025

Diretor do Casarão, João Fernandes, fala do sucesso do espaço e de projetos para o ano de 2025

Gabriel Machado
08/02/2025 às 17:27.
Atualizado em 08/02/2025 às 18:44

Espaço se tornou o “point” para os amantes de arte, no Centro Histórico de Manaus (Divulgação)

Dois mil e vinte e quatro foi um ano especial para o Centro Cultural Casarão de Ideias (Rua Barroso, nº 279, Centro). Além de ter reinaugurado seu prédio anexo com nova sala de cinema, livraria e espaço para exposições e oficinas, a casa se firmou como o “point” no Centro Histórico de Manaus para os amantes de todos os segmentos artísticos, da 1ª à 7ª arte.

Em entrevista ao BEM VIVER deste sábado (8), o diretor do Casarão, João Fernandes, atribuiu o sucesso do espaço ao trabalho desempenhado ao longo dos últimos 15 anos.

Diretor do Casarão, João Fernandes, promete edições ainda maiores dos eventos tradicionais da casa (Divulgação)


Diretor do Casarão, João Fernandes, promete edições ainda maiores dos eventos tradicionais da casa (Divulgação)

“Tudo o que fazemos e/ou criamos no espaço cultural, é sempre buscando oferecer o melhor para Manaus. Ideias inovadoras, opções de entretenimento e diversão e, acima de tudo, o fomento do fazer cultural”, afirmou o diretor.

 “Nós estamos sempre em constante mudança e aprimoramento. A prova disso foi a nossa expansão, em 2024, que contou com mais uma nova sala de cinema, com tecnologia de última geração, a Livraria da Barroso, um espaço para exposições, um espaço externo para oficinas... Isso sem falar dos eventos de rua que são o Festival Literário do Centro (Flic), o Te Encontro na Barroso, o Cine Casarão Festival e o Mova-se Festival de Dança, com uma programação gratuita e com a presença de convidados ilustres”, concluiu.

Casarão inaugurou novos espaços em 2024 (Divulgação)


Casarão inaugurou novos espaços em 2024 (Divulgação)

Projetos para 2025

 Para 2025, ano em que o Casarão de Ideias “debuta para a sociedade”, a casa realizará novas edições do Festival Literário do Centro (Flic), Te Encontro na Barroso, Cine Casarão Festival e o Mova-se Festival de Dança - sempre fazendo alusão aos 15 anos da casa.

“O que podemos adiantar é que todas as nossas ações serão ainda maiores, e contarão com a participações bem importantes dentro de cada cenário”, frisou Fernandes.

Além disso, o espaço lançará mais uma edição da revista ‘Ideias Editadas’, com uma série de matérias que não falam apenas do Casarão de Ideias, mas do Centro de Manaus, uma área tão importante da cidade que vem conquistando cada vez mais espaço entre as pessoas.

“Também lançamos, no final de 2024, um edital de ocupação, no qual diversos artistas poderão apresentar suas obras no Casarão de forma gratuita com direito a estrutura e apoio. E, ainda neste primeiro semestre, vamos anunciar uma mudança importante para o Casarão. Fica aí o suspense”, concluiu.

Casarão inaugurou novos espaços em 2024 (Divulgação)


Casarão inaugurou novos espaços em 2024 (Divulgação)

Expectativa

 Com os 15 anos do Casarão de Ideias batendo à porta, o diretor espera um 2025 ainda mais especial.

“Estamos muito ansiosos para este ano. Esses 15 anos de Casarão de Ideias será comemorado como deve ser: com muita cultura e evento de rua. Queremos, cada vez mais, ocupar espaços, produzir arte e dar a oportunidade da economia criativa. O Casarão seguirá sendo um palco para todas as artes”.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por