Para participar as inscrições serão realizadas presencialmente, durante todos os dias de atividades, sempre no início de cada turno de 14 a 19 e 21 a 26 de janeiro
Atividades educativas sobre quelonios da Amazônia no Cequa (Paulo Vinicius/ PCE Inpa)
Visitar o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI/) por si só já é uma rica opção de entretenimento para a criançada nas férias escolares. Neste mês de janeiro o Inpa, parceiros e grupos de pesquisas preparam uma programação especial para os visitantes ficarem ainda mais perto da biodiversidade amazônica.
O “Férias no Bosque” promove duas semanas de diversão com visitas ao berçário dos peixes-bois, contação de histórias e lendas sobre a Amazônia, oficinas e muito mais. Para participar as inscrições serão realizadas presencialmente, durante todos os dias de atividades, sempre no início de cada turno. O número de inscritos por turno será de 40 crianças, divididas em 2 grupos de 20.
A programação acontece em duas etapas, a primeira de 14 a 19 de janeiro e a segunda de 21 a 26 de janeiro, ambas no período da manhã (9h-12h) e da tarde (14h-16h30). A ação é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O projeto Pirada traz o "Pirados", um jogo didático de tabuleiro que busca difundir informações científicas de maneira lúdica, voltado ao estudo dos peixes lisos conhecidos como “grandes bagres migradores da Amazônia".
A tecnologista do Inpa e coordenadora do projeto, Kyara Formiga, detalha que o objetivo do jogo didático é levar informações científicas para as crianças.
O projeto Soltura de Peixe-boi será o foco das atividades do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa, com roda de conversa sobre as diferentes etapas desse importante projeto de conservação. Como também uma visita ao berçário dos peixes-bois, onde ocorre uma dessas etapas, que consiste na recepção e cuidado dos bebês órfãos.
O Programa Ciência na Escola (PCE) do Bosque da Ciência será o responsável por apresentar o Bosque de uma maneira diferente aos participantes, os monitores do programa mostrarão os atrativos Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Lago Amazônico entre outros de forma divertida e curiosa.
O coordenador do PCE Roberto Bianco conta que o Programa vai oferecer diversas atividades para os visitantes que irão participar das atividades no Bosque da Ciência.
Ao todo serão mais de dez grupos de pesquisa envolvidos na programação do Férias no Bosque da Ciência com dezenas de atividades. O Grupo de Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Peld/ Maua) trará a amarelinha sobre as mudanças climáticas e brincadeiras sobre plantas aquáticas e anéis de crescimento das árvores Amazônicas.
Já o Centro de Quelônios da Amazônia (Cequa) vai conduzir atividades artísticas de pintura e desenho como também jogo de memória sobre os quelônios para a criançada.
Além das atividades especiais do Férias no Bosque, o visitante também pode aproveitar o tradicional passeio pelo fragmento florestal de 13 hectares na área central de Manaus e conhecer os atrativos do parque, como o viveiro dos jacarés.