legado empreendedor

Atual campeã do Carnaval, Aparecida conta origem da 'Família Cidade' na Avenida

A escola de samba conta a história do casal Orlando e Jandira Cidade, patriarca e matriarca da família Cidade.

Amariles Gama
online@acritica.com
04/02/2024 às 02:07.
Atualizado em 04/02/2024 às 02:07

A história, que o Rio Madeira e o município de Manicoré foram testemunhas, foi contada ao público na madrugada deste domingo (4). (Foto: Paulo Bindá)

O que você vai ler:

  • Escola de samba traz o samba-enredo "A Saga da Família Cidade";
  • Atual campeã do carnaval manauara, a agremiação vem em busca do tricampeonato;
  • O desfile conta a história do casal Orlando e Jandira Cidade, que deixou um legado no empreendedorismo amazonense.

Atual campeão do carnaval manauara, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida (Gresmia), entrou no Sambódromo de Manaus, na madrugada deste domingo (4), em busca do tricampeonato.

Com o enredo "A Saga da Família Cidade", a escola de samba conta a história do casal Orlando e Jandira Cidade, patriarca e matriarca da família Cidade. O "sobe e desce" do casal de comerciantes pelo Rio Madeira inspirou o enredo deste ano, que mostrará o legado de empreendedorismo deixado pelo casal.

O presidente da agremiação, Luiz Pacheco, destacou que a Aparecida é uma escola formada por grandes famílias e nunca havia homenageado uma família inteira, somente algumas personalidades. 

Orlando e Jandira saíam do município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), atravessando o Rio Madeira até Manaus fazendo comércio, também conhecido como "Regatão". Eles "subiam e desciam" o Rio Madeira vendendo seus produtos aos ribeirinhos, que não tinham acesso às mercadorias que eram vendidas somente na capital.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, também entrou na avenida à frente do carro abre-alas. O parlamentar mostrou o samba no pé, cantando os versos do samba-enredo. "Eu sou Mocidade, sou até morrer. Amor independente que me faz enlouquecer”.

A história, que o Rio Madeira e o município de Manicoré foram testemunhas, foi apresentada ao público e levantou a torcida, que lotou as arquibancadas, balançando bandeiras e balões.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por