A programação acontece durante o mês de outubro e estimula atividades com recortes, colagens, pinturas e muitas brincadeiras
Nas oficinas, crianças aprendem técnicas variadas de pintura (Divulgação)
Durante o mês de outubro, o ateliê de artes AteliRê oferece às crianças de 3 a 12 anos oficinas especiais de arte com muitas brincadeiras e atividades como recortes, colagens e pinturas. As atividades acontecem na sede do espaço, localizado na Rua Fortaleza, nº 200, Adrianópolis (dentro da Hípica Nissim Pazuello). As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (92) 98468-9557 até a véspera de cada oficina, que custa R$ 50.
A programação do espaço inicia com a oficina de pintura e reciclagem no dia 5 de outubro; enquanto que, no dia 19 de outubro, é a vez da oficina de pinturas em camisetas "tie dye". No dia 24 de outubro, acontece a oficina "Tarde Divertida"; enquanto que, no dia 26 de outubro, será ministrada a oficina "Mini chef e oficinas criativas". Em cada data, todas as oficinas possuem duas opções de turnos: de 10h às 12h ou 14h às 16h.
Segundo a diretora do AteliRê e ministradora das oficinas, Rejane Melo, a oficina de pintura e reciclagem proporcionará um momento de grandes descobertas aos pequenos. "Serão oferecidos materiais acessíveis que encontramos no dia a dia, para serem transformadas em lindas criações", declara ela.
Já na oficina de pintura em camisetas, as crianças vão customizar suas próprias camisetas com tintas coloridas. "O 'tie dye' consiste em uma técnica de personalização em cores, na qual, após borrifar as tintas na peça e depois deixar secar, eles poderão utilizar a sua própria criação única, estimulando sempre a criatividade e autoestima de cada criança", diz Melo.
A oficina "Tarde Divertida" irá proporcionar às crianças experiências únicas de pé no chão, em contato com a natureza, além de oficinas de arte diversas, resgate de brincadeiras antigas, como brincar de elástico, amarelinha, bolinha de gude, pipas, queimada, entre outras brincadeiras. "Para fechar a tarde, vamos assar marshmallows. O importante é criar memórias lindas e felizes que marcam a infância", afirma Rejane.
Já a oficina "Mini chef" vai oferecer aos pequenos a chance de por "a mão na massa" e criar guloseimas divertidas. "É um ótimo estímulo para desenvolver algumas habilidades que favoreçam o aprendizado de novas histórias e novos momentos de muita alegria e possibilidades", lembra Melo.
A artista visual Rejane Melo é reconhecida por seu valoroso trabalho na capital amazonense. A prova disso é que, recentemente, ela recebeu uma homenagem do projeto "Baby Gallery", que incentiva a iniciação à prática artística entre crianças de 1 a 3 anos, e que também homenageia artistas plásticos da capital. A honraria foi concedida no dia 4 de setembro, na Creche Municipal Eliana de Freitas Moraes, no bairro Riacho Doce III.
"Uma professora da creche me procurou. Ela conhecia meu trabalho com as crianças e gostaria que a turminha dela conhecesse também na mostra cultural que estariam fazendo. No primeiro momento fiquei muito emocionada pela escolha. Esse reconhecimento muito nos orgulha. Estou há quase 10 anos com o AteliRê, um ateliê construído para as crianças colorirem junto comigo, criar de forma lúdica, ter momentos de muita arte" celebra Rejane.
Rejane, que é formada em Pedagogia e Licenciatura em Artes e pós-graduada em Neuropsicopedagogia, também recebeu outros prêmios ao longo de sua carreira, como o "Brazilian Paintings and Sculptures", na Bulgária; "Novos Talentos", em São Paulo; "Artists Across Continents", na França; e "Artista Destaque do Ano 2019", em Manaus.