Arte urbana

Artista Raiz Campos leva o projeto 'Graffitando a Cura' para hospital de Manaus

A iniciativa reúne 10 grafiteiros locais para criar um mural de 40 metros com mensagens de saúde e bem-estar, no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste da capital amazonense

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
17/09/2024 às 18:49.
Atualizado em 17/09/2024 às 18:49

O grafiteiro e muralista Raiz Campos é o proponente do projeto (Foto: divulgação)

O Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, situado na Zona Leste ade Manaus, será transformado por uma ação coletiva de Arte Urbana intitulada “Graffitando a Cura”. Com a iniciativa do grafiteiro e muralista Raiz Campos, o projeto reúne 10 grafiteiros locais para criar um mural de 40 metros com mensagens de saúde e bem-estar. 

O público pode acompanhar de perto, tirar fotos e prestigiar esse encontro de arte e cultura. O evento acontece no dia 20 de setembro, de 8h às 18h, no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, com entrada gratuita. Esse projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal.

“Eu sempre falo que os meus grafites são portais de cura. Eu já pintei em alguns hospitais aqui de Manaus e tive um ‘feedback’ muito grande, tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes que estavam ali, que encontraram esperança, uma luz através daquelas artes. Isso me fez ter uma ideia de que a arte precisa estar por toda parte, inclusive nesses lugares de assistência à saúde. Então a proposta é levar um pouco de arte para esses ambientes muito pesados e que muitas vezes parecem grandes caixas brancas”, destaca Raiz. 

 
Há alguns anos, Raiz foi convidado a fazer uma intervenção no Hospital João Lúcio, e ele convidou artistas renomados da cidade para participar. “Naquela época tinha o material, uma ajuda de custo e o lanche. E a proposta era justamente levar a nossa arte para o hospital. Os grafiteiros gostam de fazer isso, e mesmo sem muitos recursos fizemos esse trabalho naquele ano”, recorda.

Anos depois, Raiz teve a ideia de ampliar esse projeto. “Eu o inscrevi em alguns editais de cultura, e agora junto com o auxílio das leis de incentivo, a gente conseguiu realizá-lo de forma mais estruturada, remunerando os artistas participantes, criando um pouco mais de mercado para os grafiteiros, para os designers e todo o pessoal da cultura que tá ajudando o nosso projeto”, acrescenta. 

Mural colaborativo

Participam deste projeto os grafiteiros: Raiz (@raiz.campos), Amazon (@amazon_br1), Denis LDO (@denis.ldo), Kina (@kinagraffiti), Lori (@loripaesp), Megart (@robson.megart), Mia (@miaws_oficial), Olhinho (@olhinho.o), Thaizis (@thaizis) e Tyna (tynag_).

“A maioria desses artistas estavam no primeiro projeto do João Lúcio, e agora eles foram convidados para renovar o muro, que passou por uma reforma. Os graffitis foram apagados, então recebemos esse convite da direção do hospital. E esses artistas são amigos, são pessoas que também me convidam para os seus projetos, então nada melhor que os retribuir. Todos vão apresentar obras autorais, com temas voltados para a saúde”, revela Campos. 

Artistas em ação

Os artistas vão passar o dia no estacionamento do hospital em prol dessa ação, a previsão é que tudo seja entregue até às 18h. E além da produção do mural, o evento conta ainda com uma roda de conversa com os profissionais de saúde, às 16h. 

“Vamos trocar uma ideia sobre as obras que os artistas vão apresentar, sobre os que os profissionais da saúde acham dessa iniciativa e sobre os planos de expandir esse projeto para outros hospitais, ou até para o interior das unidades”, pontua o grafiteiro. 

Projetos futuros

Raiz adianta que o “Graffitando a Cura” vai ter outra edição ainda esse ano, em outro hospital. E paralelo a esse projeto, ele também se prepara para a estreia da sua exposição “Graffiti e Grafismo” em parceria com os artesãos de Novo Airão, no dia 4 de outubro, na Caixa Cultural de Fortaleza – CE. 

“Está dando tudo certo! Eu agradeço muito a Deus, agradeço muito aos amigos, colaboradores, a equipe do projeto, minha família, minha namorada e todos da minha igreja Céu da Amazônia pelo total apoio que estão dando para a realização desse projeto e por acreditarem nele também”, conclui o artista.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por