Carnaval 2023

Artista Alex Salvador revela bastidores da criação da alegoria ícone da Vila Isabel

A agremiação, que levou a fé e festividades para a Marques de Sapucaí, contou com seis carros alegóricos assinados pelo parintinense Alex Salvador

Karol Rocha
online@acritica.com
22/02/2023 às 14:29.
Atualizado em 22/02/2023 às 14:50

(Foto: Divulgação)

O artista plástico parintinense Alex Salvador, 32 anos, foi um dos grandes destaques do Carnaval do Rio de Janeiro com seus trabalhos que abrilhantaram o desfile da Escola de Samba Vila Isabel na última segunda-feira (20). A agremiação, que levou a fé e festividades para a Marques de Sapucaí, contou com seis carros alegóricos assinados pelo parintinense. Entre as alegorias feitas por Alex Salvador estava a grandiosa figura de São Jorge, que sobre um cavalo enfrentava um dragão.

Ao A Crítica, o artista plástico explica que a escultura levou três meses para ser construída e quinze outros artistas naturais de Parintins compôs sua equipe. Todo o trabalho foi feito no Rio de Janeiro. "São Jorge levou três meses para ser concretizado desde a parte de desenho, maquete, protótipos, ajustes, testes até o resultado final. O desafio foi na hora do ensaio. Depois que terminados ele. Tivemos que fazer vários ensaios, porque é uma exigência dos carnavalescos". 

O artista é integrante da Escola de Samba Vila Isabel desde 2018, quando naquele ano, construiu a alegoria "Paraíso Coroado" para o Carnaval de 2019 que tinha o enredo: "Em Nome do Pai, do Filho e Dos Santos, a Vila Canta a Cidade de Pedro". À epoca, o carro alegórico causou impacto pelo tamanho do índio que tomava a Marques de Sapucaí. 

(Foto: Divulgação)

 "Tudo começou em 2018 quando eu recebi o convite do carnavalesco Edson Pereira para fazer um carro em especial que também gerou muita repercussão na época. Era um índio de 12 ou 13 metros de altura que tinha movimentos, caia água do cocá dele. Então, a partir daí fiquei na Vila", lembrou ele. 

Para o Carnaval de 2023, além da escultura de São Jorge, Alex Salvador construiu o carro abre-alas; o carro de celebração do Dia dos Mortos (festejo mexicano), navio viking, Festival de Parintins e o carro que representava o Rei Momo. Mais um vez, a repercussão do trabalho do amazonense ganhou destaque nos jornais por todo o Brasil e também nas redes sociais. 

"Fico muito feliz com o reconhecimento porque por trás de um trabalho bem feito existe muito esforço mental, físico, muita renúncia, noites sem dormir direito por conta da aflição: será que vai dar certo ou se não?. Abre portas para mim e para os artistas da minha terra, eu sou de Parintins. Então, levar a nosssa cultura, o nome da cidade e o reconhecimento, que o Boi de Parintins é uma das maiores festas do Brasil e do mundo, é muito importante", afirmou. 

Em relação ao Festival de Parintins deste ano, o artista plástico deve construir uma alegoria com a tema lenda amazônicas para o Boi Caprichoso. O trabalho, segundo ele, começa nos próximos meses. "Esse ano já recebi a proposta do Caprichoso para fazer lenda amazônica, a figura típica. Ainda está em proposta, eu não sei o que vou fazer, qual vai ser a lenda, o que faremos de diferente, isso é uma coisa que vamos desenvolver mais para frente, mas se Deus quiser no fim de março e início de abril, estaremos começando", finalizou Alex Salvador, que se dedica as artes plásticas há 15 anos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por