CARNAVAL

Andanças de Ciganos inicia desfile celebrando a cultura brasileira em seu enredo

A agremiação do bairro Cachoeirinha, na Zona Sul da cidade, é a terceira a desfilar na noite deste sábado

Jeyse Xavier
online@acritica.com
19/02/2023 às 00:05.
Atualizado em 19/02/2023 às 00:27

Andanças de Cigano celebra a cultura brasileira em seu desfile no Sámbodromo (Foto: Gilson Melo)

O Grêmio Recrativo Social Escola de Samba Andanças de Cigano é o terceiro a entrar na Avenida do Samba, neste sábado (18). A agremiação vem celebrando a cultura popular com o enredo: 'Não deixe o samba morrer, não deixe a cultura acabar. O povo cigano clama, salve a cultura popular '. 

A escola começou seu desfile por volta das 23h35 e cumpre a missão de animar o público presente no Sambódromo após a apresentação da Primos da Ilha. 

(Foto: Jeiza Russo)

Sueli Mandari, uma das idealizadoras da escola, que carrega seus 48 anos de história, destaca que as espectativas são as melhores e que chama de campeã desde ano está acesa em cada brincante.

(Foto: Paulo Bindá)

"Nossas expectativas são as melhores para este ano, e apesar da chuva estamos confiantes e com fé. A chama de campeã está acesa em nossos corações", avalia.

A agremiação da Cachoeirinha, bairro da Zona Sul da cidade, leva 2 mil integrantes distribuídos em 17 alas e 4 carros alegóricos, limite estipulado pela Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), além de três tripés. 

É com a chegada de diversos imigrantes no Brasil que a escola abre o desfile, uma Comissão de Frente que vem mostrando a  diversidade e manifestações religiosas em cada uma delas. O enredo é uma exaltação a todas as culturas fazendo referência ao Deus Baco, o deus da bacanagem e do vinho.  

Foi exatamente com esse carro que a escola abriu o desfile com seus  15x11 metros de  efeitos, movimentos e iluminação.

(Foto: Gilson Melo)

O samba-enredo dos Ciganos é mais uma vez intérpretado por ninguém menos que Tuninho Junio, cantor da escola de Samba do Salgueiro e Império Serrano, do Rio de Janeiro. 

Para um dos diretores da agremiação, Jorge Renato, o sentimento e de muito amor e garra para fazer um belo desfile. "A andanças vem com muita garra, muito amor no coração, com saudade de sambar e com a vontade de fazer um belíssimo carnaval. Foi com muita batalha, muito trabalho mas vamos confiantes", pontua.

(Foto: Gilson Mello)

Ficha técnica:

Presidente: Vilson Benayon Filho
Vice-presidente: Hélio Rezende
Carnavalesco: Jorge Ricardo Castro, Robertinho Araújo, Eliza Sena e Renato Castro
Número de Alas: 17
Número de Alegorias: 3
Componentes: 2.000
Cores: Azul, Vermelho e Branco

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por