O filme brasileiro estrelado pela atriz Fernanda Torres compõe lista de 15 produções. A lista final com os 5 indicados ao Oscar será divulgada no dia 17 de janeiro
(Foto: Divulgação)
O filme ‘Ainda Estou Aqui’, do diretor Walter Salles e estrelado pela atriz Fernanda Torres, está entre as 15 produções pré-selecionadas na categoria ‘Melhor Filme Internacional’ no Oscar 2025. A shortlist foi divulgada nesta terça-feira (17) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, e a lista final, com os cinco indicados de fato, será anunciada no dia 17 de janeiro.
A shortlist (lista curta, em tradução literal), divulgada nesta terça, é uma espécie de pré-seleção dos votantes para afunilar quem serão os cinco indicados ao grande prêmio do cinema mundial. As obras pré-selecionadas agora passaram por nova votação entre os membros da academia, até chegar à lista final.
“Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete, e, cada etapa, um alívio quando a gente passa. Este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e só de estar na shortlist já é uma grande coisa”, disse a atriz Fernanda Torres, em comunicado enviado à imprensa.
No total, foram anunciadas obras de 15 países diferentes: Brasil, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido. Destes, apenas cinco produções disputam o prêmio na 97 ª edição do Oscar, que acontece no dia 2 de março de 2025, em Los Angeles.
A última vez em que o Brasil apareceu na shortlist desta categoria foi em 2008, com "O ano em que meus pais saíram de férias", mas o filme não ficou entre os finalistas. A última indicação de fato do país foi com "Central Brasil", também dirigido por Walter Salles, em 1999.
“Ainda Estou Aqui”, Brasil
“Universal Language”, Canadá
“Waves”, República Tcheca
“A Menina com a Agulha”, Dinamarca
“Emilia Pérez”, França
“A Semente do Fruto Sagrado”, Alemanha
“Touch”, Islândia
“Kneecap – Música e Liberdade”, Irlanda
“Vermiglio”, Itália
“Flow”, Letônia
“Armand”, Noruega
“From Ground Zero”, Palestina
“Dahomey”, Senegal
“Como Ganhar Milhões Antes Que a Avó Morra”, Tailândia
“Santosh – Vozes da Hierarquia”, Reino Unido.