Ingresso ao ensino superior

UEA divulga resultado do Vestibular 2023 e SIS

O nome dos classificados ficará disponível no site da UEA a partir de meio-dia de hoje (7). Para ter acesso ao resultado individual o candidato deve informar número de CPF e a senha

Robson Adriano
online@acritica.com
07/12/2023 às 10:50.
Atualizado em 07/12/2023 às 16:33

Candidatos foram até a reitoria da UEA para conferir o resultado na manhã desta quinta (7) (Foto: Márcio Silva)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou nesta quinta-feira (7), às 10h, na sede da reitoria, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona Centro-Sul, o nome com dos aprovados no Vestibular 2023, com acesso 2024, e também do Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

No pátio da reitoria vestibulandos e pais de candidatos aguardavam ansiosamente o mural com o listão. O nome dos classificados ficará disponível no site da UEA a partir de meio-dia de hoje (7). Para ter acesso ao resultado individual o candidato deve informar número de CPF e a senha. 

O reitor da UEA ressaltou que a Lei de Cotas será reformulada (Foto: Márcio Silva)

O reitor da UEA, doutor André Zogahib, afirmou que um Projeto de Lei (PL) será criado para manter a cota destinada aos candidatos que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino. “Nós vamos refazer a Lei de Cotas. Vamos criar uma nova lei, ainda assim privilegiando o interior o Amazonas”, disse.

Zogahib se refere à Cota Regional – instituída pela Lei Ordinária nº 2.894 de 31 de maio de 2004 – que reservava 80% do vestibular UEA para candidatos egressos de escolas públicas ou privadas do Estado. A lei foi derrubada no dia 19 de outubro, após a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) a considerar inconstitucional.
 
“A cota social regional foi reconhecida pelo STF. Não no percentual que estava antes, mas isso já deixa um alento grande de poder fazer algo pensando em conjunto com o Governo do Amazonas e Assembleia Legislativa para unir esforços e formar mais interioranos e alunos de escola pública, visando o desenvolvimento do estado por meio da educação”, disse o reitor. 

André declarou estar trabalhando para que a nova Cota Regional já passe a valer para o vestibular 2024, com acesso 2025. “Estamos trabalhando para que no inicio do período legislativo do ano que vem o PL possa ser encaminhado pelo poder executivo, a Aleam aprecie e vote em caráter de urgência”, adiantou Zogahib. 

O novo percentual de reservas, segundo o reitor, ainda está em discussão. “Está sendo discutido de forma técnica, dentro do que estabelece a legislação em vigor para que não tenhamos surpresa. Isso está sendo discutido. O percentual será divulgado assim que tivermos consolidado com os entes que fazem parte desse comitê de construção da proposta”, detalhou.

Avaliação

O diretor da Comissão Geral de Concurso da UEA, Jonas Oliveira, declarou que o vestibular 2024 já começa a ser preparado após a divulgação da lista de aprovados deste ano. “É um processo muito longo, burocrático e com muitas etapas a serem percorridas. A gente conseguiu fazer um vestibular que, apesar das dificuldades, como a seca, foi um sucesso”, disse. 

Diretor da Comissão Geral de Concurso da UEA, Jonas Oliveira (Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)

Oliveira destaca ainda o aparato de segurança utilizado no certame que garantiu a lisura do processo. “São padrões elevados de segurança que temos hoje para a UEA, buscando uma lisura e toda segurança para os candidatos amazonenses e os que vêm de fora, para que tenham uma prova segura. Nós estamos em um momento de muita alegria”, disse o diretor. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por