Centro Educacional acredita em uma formação integral do estudante, para torná-lo um agente transformador da sociedade e formador de opinião
A unidade Morada do Sol oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. (Foto: Divulgação)
Com seis décadas de história no Amazonas, o Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV) segue firme no compromisso de preparar os alunos e alunas para o futuro, sendo excelência na educação e no desenvolvimento de valores.
O CEAV acredita em uma formação integral do estudante, para torná-lo um agente transformador da sociedade. E para 2025, planeja expandir projetos pedagógicos, com foco no aprimoramento das iniciativas que promovam a aprendizagem integral dos alunos.
A coordenadora pedagógica pontua os projetos desenvolvidos no âmbito do processo ensino-aprendizagem. “Um destaque é a Oficina de Língua Portuguesa e a Oficina de Matemática, além dos Projetos Educacionais, que promovem a criação de jogos pedagógicos baseados nos conteúdos aprendidos em sala de aula. Esses jogos são utilizados para ensinar de forma lúdica, possibilitando que os alunos de outros anos aprendam por meio de brincadeiras”, disse.
Coordenadora pedagógica do fundamental I e II matutino e I vespertino, Amélia Queiroz. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)
No processo de ensino-aprendizagem, o CEAV adota a metodologia conteudista que prioriza o desenvolvimento acadêmico sólido. “A abordagem vai além do conteúdo, trabalhando o aluno de forma integral, promovendo valores e princípios essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. O processo de aprendizagem prepara os alunos para aplicarem o conhecimento em situações práticas, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal”, explicou Queiroz.
Em 2024, o CEAV conquistou uma certificação inédita em nível nacional, concedida pela Escola da Inteligência (EI), programa voltado para a educação socioemocional e criado pelo renomado psicanalista e autor de best sellers, Augusto Cury, que compareceu na escola para o lançamento do Programa, em 2019. A EI é desenvolvida há cinco anos no CEAV, com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Nesse Programa, os alunos desenvolvem o controle emocional, empatia, trabalho em equipe, ética e resiliência.
Com a certificação, o CEAV se torna referência no desenvolvimento e proficiência nas competências e habilidades socioemocionais do século XXI, entre as unidades educacionais participantes do Programa da Escola da Inteligência no contexto brasileiro.
Em 2024, o CEAV foi certificado como escola brasileira referência no desenvolvimento e proficiência nas competências e habilidades socioemocionais do século XXI. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)
O CEAV obteve 127 pontos após a avaliação feita pela Beyond Education. Essa pontuação está acima da média nacional de 124 pontos e o resultado aponta que os alunos do Centro Educacional Adalberto Valle possuem habilidades e competências em alto nível de desenvolvimento emocional.
Como parte da formação integral do aluno, o CEAV dispõe do ensino do inglês em parceria com “Edify Education”. “O Edify Play é uma experiência gamificada para aprender a ler, escrever, ouvir e falar em inglês. Disponível em várias plataformas e de fácil acesso, ele atende aos alunos de todos os anos escolares. As atividades são sugeridas sob medida para as necessidades de cada aluno, que aprende em seu próprio ritmo”, explicou o coordenador do ensino bilíngue, Luiz Bragança.
O educador destacou que, no CEAV, são ensinadas as quatro habilidades do idioma: reading, writing, listening e speaking. “Trabalhamos de forma comunicativa, que é nosso foco principal”, disse Bragança.
Com parceria do Edify Education, os alunos aprendem a ler, escrever, ouvir e falar em inglês. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)
O diferencial metodológico do CEAV está na combinação de um ensino sólido, focado em conteúdo, com o desenvolvimento integral do aluno. “Abordando não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades socioemocionais. Os pais optam pelo CEAV devido ao seu compromisso com a excelência educacional e a formação de valores, preparando os alunos para os desafios do futuro”, destacou a coordenadora pedagógica Amélia Queiroz.
As atividades esportivas adicionam mais habilidades à formação integral dentro do CEAV, onde são ofertadas aos alunos aulas de atletismo, futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, judô, jiu-jitsu, xadrez e karatê.
A escola possui a estrutura adequada para o aluno desenvolver as aptidões esportivas, com cinco quadras poliesportivas, uma delas sendo oficial. Uma piscina semiolímpica e uma infantil, todas climatizadas.
O ginásio recém-inaugurado conta com piscinas semiolímpica e infantil, ampla sala de dança e quadra poliesportiva com 370 lugares. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)
Possui, também, área coberta para tênis de mesa, ginástica rítmica e artística; três salas para lutas marciais e sala exclusiva para o xadrez.
O ensino das artes faz parte desde o início da jornada acadêmica do aluno no Adalberto Valle: do Ensino Infantil até o Ensino Médio, em que são ministrados conteúdos teóricos e práticos.
Os alunos do CEAV podem desenvolver seus dons artísticos em dança, teatro, música e artes plásticas. “Dentro das modalidades onde o aluno pode aprender e expressar suas habilidades artísticas temos: as artes plásticas, desenvolvidas dentro da aula de Artes, proporcionando a realização de exposições artísticas durante o ano letivo, nas quais os alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem compartilhar suas obras com o público”, detalhou Soares.
O aluno pode escolher o instrumento, entre clássicos e populares, para aprender a tocar. (Foto: Daniel Brandão/A Crítica)
“A música, onde os alunos podem escolher, entre um vasto leque de instrumentos clássicos e populares, aquele com que mais se identificam para nele se aprofundar, aprender e participar dos grupos musicais. O teatro, desenvolvido ao longo do ano nas diversas apresentações de datas comemorativas. E a dança, também inclusa na grade a partir do Ensino Infantil, e nos ensinos Fundamental e Médio aberta para a participação livre dos alunos e nas apresentações dos eventos escolares”, exemplificou o professor.
Todas essas atividades do ensino das artes são desenvolvidas em salas bem equipadas. “A escola dispõe de espaços dedicados inteiramente à prática artística, como salas de dança e de música, onde os iniciantes podem usar os instrumentos disponíveis na escola, como violinos, violoncelos, violões, teclados, ukulelês, trombones e trompetes para estudo, aperfeiçoamento e ensaios dos grupos musicais”, pontuou Soares.
O CEAV possui duas unidades, a Morada do Sol (rua Via Láctea, conj. Morada do Sol, Aleixo, na zona Centro-Sul), e a unidade Centro (rua Tapajós, Centro, na zona Sul), com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Recebe alunos a partir de um ano e seis meses (Morada do Sol) e dois anos (Centro). As aulas do ano letivo de 2025 estão programadas para começar no dia 20 de janeiro.
A unidade Centro oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. (Foto: Divulgação)
“O CEAV conta com professores comprometidos com a missão de ser uma escola a serviço de Deus, da Educação, da Fraternidade e da Cidadania”, finalizou.