Com o objetivo de transformar a educação por meio da tecnologia, a startup amazonense firma parcerias com escolas da zona Norte
Primeira parada do EduMaker Brasil foi no Centro Educacional Soldados de Cristo (Cesc) (Foto: Divulgação)
Democratizar o acesso à educação tecnológica de qualidade é a principal missão do fundador da startup amazonense EduMaker Brasil, Jhony Abreu, com sua iniciativa de levar robótica educacional e cultura maker para áreas de comunidades periféricas em Manaus.
Para cumprir esse propósito, o empreendedor e pedagogo amazonense deu início este ano a um projeto de expansão que foca na consolidação de parcerias escolares e na implementação de novos programas. A primeira ‘parada’ aconteceu no Centro Educacional Soldados de Cristo (Cesc), no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus.
A escola recebeu um clube de robótica destinado tanto para ensinar os alunos a construírem e programarem robôs quanto para inspirá-los a se tornarem solucionadores de problemas criativos e pensadores críticos. Inicialmente, 90 alunos do ensino fundamental (1.º ao 5.º ano) já foram impactados pelo projeto.
Ação mostrou que inovação e a tecnologia podem transformar a educação em comunidades periféricas
Além do Centro Educacional, a EduMaker expandiu sua parceria para várias outras escolas em Manaus, refletindo o compromisso de abranger uma diversidade geográfica e socioeconômica. Segundo o pedagogo, o modelo da startup é fundamental para integrar a aprendizagem Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, na sigla em inglês, que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Para a parceria, a EduMaker leva um pacote que inclui kits de robótica da LEGO® Education, tablets para programação e uma variedade de materiais da cultura maker, bem como apresenta um currículo que combina teoria e muita prática, permitindo aos alunos construir, programar e testar seus próprios projetos robóticos.
"As reações são extremamente positivas. Professores e alunos se mostram entusiasmados com as possibilidades abertas pelo programa, especialmente pela maneira como as aulas de robótica tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo”, detalha Jhony Abreu.
A EduMaker iniciou suas atividades com a visão clara de transformar a educação por meio da tecnologia, especialmente em áreas menos favorecidas. Após o início no bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, o sucesso das iniciativas e a qualidade do ensino oferecido ganharam reconhecimento, permitindo que a empresa desenvolvesse um plano de expansão para outras zonas de Manaus. Conforme Jhony, o objetivo principal da startup é proporcionar uma educação inovadora e inclusiva.
Segundo Jhony Abreu, a startup amazonense EduMaker Brasil planeja expandir a oferta de cursos, incluir mais competições de robótica e aumentar a presença em escolas em toda a região da zona leste e norte, com o objetivo de alcançar ainda mais estudantes focando com na consolidação de parcerias escolares e na implementação de novos programas tecnológicos.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)