CAPACITAÇÃO

Mais de 800 cursos para o Pronatec 2023? Confira mais informações sobre o programa!

Entenda como fazer a inscrição em um dos programas profissionalizantes de maior sucesso na história do Brasil

acritica.com
online@acritica.com
02/02/2023 às 19:31.
Atualizado em 02/02/2023 às 19:31

O Ministério da Educação deve oferecer 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos em 2023 por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São oportunidades que abrangem quase todas as áreas do conhecimento, sendo necessário apenas seguir alguns critérios para participar do programa.

O que é o Pronatec oferecido pelo governo federal?

O Pronatec surgiu em 2011 e é uma iniciativa do governo federal daquela época que se manteve ativa até a atualidade. O objetivo das atividades é oferecer capacitação profissional para jovens e adultos de baixa renda que residem no Brasil. Todos os anos, a iniciativa atrai milhões de brasileiros e brasileiras que buscam um diferencial para se destacar no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, de acordo com o próprio Ministério da Educação (MEC), só em 2017 foram mais de dois milhões de participantes que passaram pelos cursos oferecidos através do programa.

Atualmente, o MEC aborda 3 modalidades de ensino para ingressar como bolsista através do Pronatec:

1 – Curso Técnica I: voltado para estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio. Tem duração de 1 ano, no máximo;

2 – Curso Técnico II: para aqueles alunos que ainda estão no Ensino Médio. A duração também é de 1 ano;

3 – Bolsa Formação / Curso de Formação Inicial e Continuada: destinado exclusivamente a beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico. Tem duração mínima de 2 meses.

Como se inscrever no Pronatec em 2023?

A inscrição para participar do Pronatec é bem simples e facilitada. Se você se enquadra nos pré-requisitos para entrar no programa, basta seguir o passo a passo que foi indicado abaixo:

  • ;
  • Passo 2: coloque todas as suas informações pessoais que serão solicitadas na página de inscrição. É preciso informar o local em que mora, a escolaridade e o nome da instituição de formação;
  • Passo 3: pesquise a sua instituição e selecione a opção que aparecer corretamente no campo de pesquisa. Depois de ler tudo o que é necessário e o que será oferecido no curso, siga com o processo de inscrição;
  • Passo 4: caso não haja nem um curso disponível para a região em que você mora, o sistema interno avisará o ocorrido.

Ainda não foram dadas as datas oficiais, mas o período de inscrições costuma ocorrer junto com o ano letivo regular do país.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por