A programação segue até amanhã com palestras, workshops e aulas práticas. A iniciativa encabeça as celebrações da transformação da faculdade em centro universitário.
A Jornada foi escolhida para celebrar um grande avanço dentro dos 24 anos de atividades da Esbam (Nilton Ricardo)
A Esbam iniciou a I Jornada da Empregabilidade, nesta terça-feira (12) na unidade de Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. A programação segue até amanhã com palestras, workshops e aulas práticas. A iniciativa encabeça as celebrações da transformação da faculdade em centro universitário.
Sentada no fundo da sala, mas com muita atenção aos ensinamentos, a universitária do curso de direito, Adriana Torrie, foi uma das participantes do “aulão” sobre concurso público com ênfase em direito administrativo, uma das oportunidades de aprendizado para os estudantes dentro da jornada. Para ela, que está no quarto período, a instituição ganha notoriedade ao oferecer um diferencial para os alunos e eles também saem no lucro por expandirem os conhecimentos além da grade curricular comum.
Foi o professor Alessandro Alves que ministrou a aula para dezenas de inscritos. Ele destacou que esse tipo de oportunidade muda a vida dos estudantes e proporciona para eles uma visão mais abrangente das possibilidades que cada um pode ter a partir das escolhas acadêmicas.
Origem da Jornada
Em sua primeira edição, a Jornada da Empregabilidade tem a ideia de expandir horizontes de conhecimentos e desenvolver habilidades para as tendências do mercado de trabalho. Durante esta terça e quarta-feira, todas as demais atividades da Esbam ficam paralisadas para que o foco total da instituição seja empregado nas palestras, workshops e aulas práticas que compreendem a iniciativa.
A diretora geral, professora Sandra Queiroz, disse que a ideia de criar a jornada surgiu de uma metodologia já incorporada na instituição. Em todos cursos, as atividades práticas são programadas para que os estudantes não apenas ganhem qualificação técnica e acadêmica, mas para que compartilhem esses ganhos com a comunidade através da extensão curricular. Foi nessa troca de experiências que a gestão da Esbam identificou a necessidade de preparar o corpo discente para o mercado de trabalho.
A diretora geral, professora Sandra Queiroz, disse que a ideia de criar a jornada surgiu de uma metodologia já incorporada na instituição. (Nilton Ricardo)
A Jornada está prevista para entrar no calendário anual da Esbam daqui pra frente e de acordo com o reitor Rubenito Júnior, o grande “trunfo” dela está na qualidade técnica dos palestrantes convidados bem como na vasta rede de contatos que os participantes podem ter. Júnior destacou que essa interação pode ser determinante tanto para quem ainda não está no mercado de trabalho quanto para quem já está, mas ainda não ocupa a função que almeja.
De Faculdade pra Centro Universitário
A Jornada foi escolhida para celebrar um grande avanço dentro dos 24 anos de atividades da Esbam. No dia de ontem, segunda-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que a instituição foi aprovada com nota máxima na avaliação para se tornar um centro universitário. Na prática, a mudança foi explicada pela diretora geral como ganho de autonomia e de reconhecimento do compromisso com a qualidade de ensino ao longo de mais de duas décadas.
Atualmente são 10 cursos oferecidos pela Esbam, mas o planejamento a curto prazo é ofertar mais três, na área da saúde. Os laboratórios de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física já estão prontos e aguardam apenas o trâmite legal para a implantação. Como centro universitário, a ideia é expandir a presença da instituição para os municípios do interior do Amazonas. O reitor entende que esse movimento vai democratizar o acesso ao ensino superior e fomentar o surgimento de profissionais qualificados onde há escassez.