Ela foi selecionada entre mais de 100 concorrentes para integrar o time de 20 estudantes que vão participar de uma simulação da reunião do G20.
Dinah Sousa, de 12 anos, foi a estudante do 6º ano da instituição de ensino selecionada para participar do S20. Com a orientação do professor de língua inglesa, Luiz Bragança (Foto: Junio Matos/AC)
Uma aluna de 12 anos do Centro Educacional Adalberto Valle vai representar o Amazonas na cúpula de debates sobre crise climática, o S20. O evento, que ocorrerá na quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, simula o encontro de líderes mundiais, o G20, e permite aos participantes fazer um apelo direto aos chefes de Estado.
Professor e aluna foram premiados com passagem aérea e hospedagem no concurso cultural ‘Empatia 2024 - S20’, organizado pela Edify Education, parceira da escola no ensino do Inglês. O vídeo de Dinah foi avaliado por um júri que considerou os critérios: proficiência da língua inglesa, relevância da resposta para o tema da empatia e da liderança para construção de um mundo melhor e originalidade.
Às vésperas da viagem, a estudante não esconde o nervosismo em experimentar algo novo, mas se apoia em outro sentimento: a emoção de ter sido selecionada. Ela pretende abordar os problemas climáticos que presenciou nos últimos anos em Manaus, como a estiagem histórica e a fumaça que frequentemente cobre a capital do Amazonas. O lema de Dinah é “nós e a natureza não somos coisas separadas; nós somos a natureza”.
Embora Dinah tenha intimidade e domínio sobre os temas que cercam os impactos da mudança climática, o conhecimento sobre a língua inglesa foi determinante para que ela pudesse ser escolhida para o time da S20. O professor Luiz Bragança destacou que o ensino do idioma no Centro Educacional Adalberto Valle é considerado fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
Ele acredita que o domínio do idioma permite que os jovens ampliem seu impacto no cenário global, especialmente em temas como o meio ambiente. A expectativa em torno da reunião é alta, pois os estudantes poderão fazer um apelo aos líderes de Estado que participarão do G20, a reunião de grandes potências mundiais.
Criada pela Edify Education, empresa dedicada a criar soluções tecnológicas para a educação, a reunião do S20 é uma simulação da cúpula do G20 que busca conectar os estudantes a uma questão urgente e prioritária do evento: a crise climática.
Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas com estudantes de todo o Brasil e refletir sobre compromissos para o futuro do planeta. O evento acontecerá nesta quinta-feira (14) no Rio de Janeiro. Dinah e o professor Bragança embarcaram ontem, levando a bandeira do Amazonas para os debates.