Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão lideram movimento por uma educação com sustentabilidade e conexão com a Amazônia
Colégio Martha Falcão conta com laboratório de ciências e biologia (Divulgação)
Não é exagero dizer que o futuro da humanidade está ligado ao futuro da Amazônia. A ciência já comprovou que os serviços ecossistêmicos que a maior floresta tropical do mundo presta garantem o equilíbrio climático do planeta. O futuro da Amazônia, contudo, em muito depende da educação. Por isso, as Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS) Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão, localizadas em Manaus, apostam na educação para a construção de um futuro sustentável para a Amazônia e o planeta.
Instituições genuinamente amazonenses fundadas há cerca de quatro décadas, as INFS Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão buscam desenvolver uma conexão única com o bioma da Amazônia, enfatizando os valores socioemocionais, uma educação humanista com pilares de uma estrutura de ensino de vanguarda, e proporcionando ensino de qualidade, em que as habilidades e os conhecimentos adquiridos para o aluno sejam permanentes, atualizados e eficazes.
Para o ano letivo de 2025, as instituições abrem a campanha de matrículas não apenas com o objetivo de preparar vestibulandos, mas de ajudar a formar cidadãos que possam contribuir para a construção desse futuro que queremos – e precisamos.
Esse propósito está presente desde a criação das escolas pela professora Nelly, uma educadora amazonense, inspirada por sua mãe e patrona do Colégio, Professora Martha Falcão. Falecida em 2016, a Professora Martha é reconhecida em todo o Brasil por seu legado deixado à educação e à pesquisa na Amazônia.
Não à toa, o lema do Colégio Martha Falcão e do Pinocchio Centro Educacional é “Viva a Natureza”, e espaços coletivos dos prédios foram planejados de forma a “abraçar” árvores e espaços verdes e promover o contato com a natureza.
Responsabilidade social e ambiental, promovendo aprendizado integrado à ecologia e à cultura local (Foto: Divulgação)
Os alunos, desde o maternal, são estimulados à interação com o meio ambiente, seja na Horta do Grilo Falante do Pinocchio, ou por meio do projeto Frutíferas da Amazônia, que integra as ações do Clube do Cientista do Futuro, que há 20 anos aproxima os estudantes do Colégio Martha Falcão da ciência e do meio ambiente. A iniciativa já plantou centenas de mudas de espécies nativas em praças e margens de igarapés em Manaus e Presidente Figueiredo.
Em 2025, quando Belém sediará a 30ª Cúpula do Clima da ONU, essa conexão única com o bioma da Amazônia será o tema de todas as atividades desenvolvidas pelas INFS. O objetivo, explica o diretor de Marketing, Nelson Falcão de Souza, é trabalhar a sustentabilidade de forma transdisciplinar, e despertar nos estudantes e em todo o corpo escolar um senso de pertencimento e proteção com relação à Amazônia.
Com uma educação humanista transformadora, escolas 100% pautadas na sustentabilidade, excelência no ensino, desenvolvimento socioemocional e estrutura de ensino de vanguarda como diferenciais, as INFS Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão têm como missão educar para formação do ser humano integral.
Isso significa pensar na responsabilidade social e ambiental, promovendo aprendizado integrado à ecologia e à cultura local, e estimulando atividades que promovem empatia e trabalho em equipe, bem como a participação em projetos sociais que impactam a comunidade e contribuem para formar líderes conscientes e éticos.
Mas também garantir uma estrutura de primeiro mundo, com programa bilíngue exclusivo, tecnologia de ponta em sala de aula, laboratórios modernos e salas de aula interativas, espaços verdes integrados ao ambiente escolar, feiras científico-culturais e um histórico positivo de aprovações em vestibulares renomados, lembra a fundadora das INFS, Professora Nelly Falcão de Souza.
Os alunos contam com ensino bilíngue diário desde o maternal e têm acesso a um currículo diversificado, que inclui educação financeira, socioemocional, robótica, educação maker, além de educação ambiental, psicomotricidade, leitura, redação e diversas modalidades esportivas. Também oferece o programa High School, opcional para estudantes interessados em universidades internacionais, com metodologia da International School, um dos programas mais premiados do Brasil.
Pinocchio Centro Educacional atende alunos da Educação Infantil com turmas a partir do Pré-maternal (Foto: Divulgação)
As Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INSF) Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2025. Para agendar uma visita às escolas ou saber mais sobre a estrutura e os diferenciais do ensino, basta acessar o site https://lp.colegiomarthafalcao.com.br/matriculas-2025/ e solicitar um agendamento.
Educação infantil
Fundado há 45 anos, o Pinocchio Centro Educacional atende alunos da Educação Infantil com turmas de Pré-maternal, maternal, 1º período, 2º período e 3º período.
Fundamental, médio e técnico
Já o Colégio Martha Falcão atende o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª a 3ª série) e Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio. A estrutura conta com laboratório de ciências e biologia, ludoteca, piscina semiolímpica, playground, salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva, quadra de vôlei, ambulatório, auditório, biblioteca, bosque e sala de judô, além de salas de dança, música e artes visuais e laboratórios de ciências, informática e robótica.