EDUCAÇÃO

Alunos do nono ano do Adalberto Valle garantem o melhor resultado do Norte na 39ª OMU

Resultado foi alcançado durante a 39ª Olimpíada de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (OMU/Unicamp)

Robson Adriano
cidades@acritica.com
18/09/2023 às 19:02.
Atualizado em 18/09/2023 às 19:03

Equipe Palíndromos conquistou a melhor colocação da Região Norte, que teve 4 medalhas no total (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

 Alunos do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV), localizado na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, conquistaram a medalha de Prata na 39ª Olimpíada de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (OMU/Unicamp). Junto do professor de matemática, Revson Medeiros, os discentes do nono ano, Charle Junior, 14 anos, Thiago Makarem, 15 anos, e Mateus Salazar, 14 anos, trouxeram o melhor resultado para a região Norte na competição, que reuniu 230 equipes de todo o país. 

A equipe chamada de Palíndromos disputou a OMU no nível Alfa. A competição é dividida em três fases: na primeira e na segunda realizadas em abril e junho, respectivamente, a prova foi aplicada em Manaus. Após o resultado e o avanço na olimpíada, Charle, Thiago, Mateus e o professor Revson viajaram para São Paulo para disputar a terceira e última fase. E no dia 3 de setembro conquistaram a medalha de prata. 

Professor Revson Medeiros (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

“Eles mergulharam no projeto, se empenharam. São alunos acima da média e conseguiram esse grande feito para o Amazonas. Outros estados nem ganharam medalha, esse resultado foi o melhor da região Norte. E vamos crescer cada vez mais. Na hora da entrega da medalha, nas filmagens dá para escutar o meu grito (risos). Eu estava muito ansioso”, declarou o professor Revson Medeiros.

Para o aluno Charle Junior participar da OMU, foi um grande desafio.

Charle Junior, 14 anos (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

“Nós sempre buscamos novos desafios. E sabendo que ali estavam reunidas as melhores escolas do Brasil, e de nível altíssimo, conseguimos um bom resultado com a medalha de Prata”, declarou o jovem que sonha em se tornar médico no futuro. 

No momento em que recebeu a medalha, Mateus disse que sentiu forte emoção e garante que a determinação é chave para o destaque.

Mateus Salazar, 14 anos (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

“A matemática das olimpíadas é diferente da vista nas escolas. É a matemática olímpica que na real não é mais difícil, somente mais aprofundada. Então, a única coisa que precisa para participar e se destacar é determinação. Se você tiver isso já tem basicamente tudo”, pontuou. 

Já para Thiago representar o CEAV em nível nacional foi uma  grande experiência.

Thiago Makarem, 15 anos (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

“Eu já esperava que talvez ganhássemos uma medalha. Na hora eu nem acreditei, mas depois a ficha caiu. A experiência foi boa, serviu para abrir a minha mente sobre a matemática. As questões foram bem desafiadoras. Poder viajar e interagir com todos foi bem legal”, disse o jovem que também deseja ser médico. 

SEQUÊNCIA VITORIOSA

Além da OMU, este ano o CEAV conquistou 16 ouros, 11 pratas e 17 bronzes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Dois ouros, sete pratas e nove bronzes na Olimpíada Canguru de Matemática; e um ouro, 17 pratas e 11 bronzes na Olimpíada Brasileira do Saber. Estimular os alunos a participarem dessas competições faz parte da cultura escolar. Com os resultados os discentes conseguem disputar vagas em renomadas universidades nacionais e internacionais. 

O professor de química Marçal Leal explica que o valor da participação dos alunos é imensurável.

“É uma emoção muito grande quando conseguem conquistar uma medalha. A vida é feita de experiências e, aqui no CEAV, procuramos oferecer as melhores  quando se trata de desenvolvimento educacional”, finalizou Leal, destacando que a prioridade é a participação em olimpíadas científicas, regidas por universidades e outras instituições de ensino e pesquisa.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por