EDUCAÇÃO

Alunos do AM se preparam para representar o Estado nas Olimpíada Internacional de Matemática

Competição acontece em Bangkok, na Tailândia, de 22 a 26 de fevereiro

acritica.com
14/02/2025 às 15:46.
Atualizado em 14/02/2025 às 15:46

(Foto: Divulgação)

Onze alunos da rede estadual do Amazonas e quatros professores integrarão a delegação brasileira que irá competir na Olimpíada Internacional de Matemática - Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, que ocorrerá de 22 a 26 de fevereiro de 2025, em Bangkok, Tailândia.

Oito dos estudantes são alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus; enquanto três são alunos da Escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. 

Os alunos do CETI Marcantonio Vilaça II foram selecionados por terem conquistado medalha de ouro na etapa regional, e medalha de prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024. Desde novembro os estudantes olímpicos vêm se preparando com o auxílio de material didático disponibilizado pelos professores.

“Os treinamentos acontecem de segunda a sexta na própria escola, e também fazemos aulas online para tirar as dúvidas com esses alunos”, afirmou o professor Wellington Morais, do Ceti Marcantonio Vilaça II, que acompanha os estudantes durante essa etapa.

Já os alunos do CMPM V receberam medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, por isso foram convidados a compor a delegação brasileira.

Novas experiências 

A participação dos amazonenses na ITMC simboliza intercâmbio acadêmico e cultural, contribuindo para inspirar outros estudantes a perseguirem a excelência. Destinada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a olimpíada avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica.

Na competição, os estudantes passarão por uma prova de Matemática em língua inglesa, específica para cada série, sem direito a consulta a dicionário ou a tradutor. Ao todo serão 29 questões e mais um problema extra com a duração máxima de 90 minutos para resolução da prova. 

“É um turbilhão de aprendizados e desafios, onde a cada etapa você sente que está superando seus próprios limites junto com outros jovens da matemática”, declarou o aluno do Marcantonio Vilaça II, Imael Abner Fonseca.

Na Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), os professores elaboraram um plano de estudos para os alunos com apostilas e aulas virtuais, garantindo o acompanhamento contínuo durante a preparação para a olimpíada. O aluno McLean Queiroz, da 3ª série do Ensino Médio, irá participar da competição pelo segundo ano seguido. 

“Tive a oportunidade de competir no ano passado, e foi uma experiência inesquecível, desafiante, inspiradora e cheia de aprendizados. Agora sabendo o que me espera a empolgação é ainda maior”, afirmou o aluno.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por