sem falta de energia

‘Racionamento está descartado’, diz diretor da Amazonas Energia

Desligamentos ocorridos nos últimos dias foram atribuídos ao forte calor que atinge o país

Lucas dos Santos
politica@acritica.com
17/09/2024 às 17:20.
Atualizado em 17/09/2024 às 17:20

Radyr Oliveira, diretor técnico de interior e de relações institucionais da Amazonas Energia (Foto: Jeiza Russo)

O diretor técnico de interior e de relações institucionais da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, afirmou que a empresa não planeja fazer racionamento de energia elétrica em nenhum município do Amazonas. Segundo ele, os desligamentos ocorridos em Manaus e no interior nos últimos dias são pontuais.

“O racionamento está descartado, não existe racionamento. E a questão de apagões, pode ter algum desligamento de um alimentador, um transformador, isso é pontual. O sistema de distribuição aéreo funciona assim. Queimou um fusível, ações de terceiros na rede, isso causa o desligamento. Tanto capital quanto interior, então a gente não tem problema com relação a desabastecimento”, disse.

Com relação às usinas do interior, Radyr Oliveira afirmou que todas estão abastecidas, “estão trabalhando todo dia para manter o fornecimento de energia, apesar de muita dificuldade”. Segundo ele, já há pelo menos 300 mil pessoas sofrendo com a estiagem, “comunidades completamente isoladas, mas ali nós estamos com o fornecimento de energia regular”.

O diretor afastou a possibilidade de desabastecimento nas unidades de geração do interior do estado que, embora não sejam de propriedade da Amazonas Energia, possuem contratos para que a empresa faça a distribuição.

“Então todas, independente da calha do rio, seja da calha do rio Negro, Solimões, Juruá, Purus, rio Madeira, rio Amazonas, todas essas usinas estão abastecidas sem nenhum risco de desabastecimento de diesel para geração de energia, então não tem essa preocupação”, frisou.

Oliveira ressaltou que as maiores usinas do interior, de Itacoatiara e Parintins, já estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que deve afastar o risco de desabastecimento.

Consumo e calor

Oliveira relatou que, nessa segunda-feira (16), o Amazonas atingiu o recorde de consumo registrado de energia: 1819 megawatts. O crescimento de 6% em relação ao ano passado foi impulsionado especialmente pela onda de calor que atinge a região desde o início de agosto, que também pode afetar os equipamentos de distribuição de energia, provocando quedas e apagões.

“O equipamento instalado na rede de distribuição, transformadores, cabos, todos eles não foram preparados para esse forte calor e alto consumo. Então vai haver, às vezes, um desligamento pontual no alimentador, no transformador. Quando se tem uma alta temperatura, os cabos começam a aquecer e acaba que a proteção atua e vem trazer o desligamento para aquela área”, disse.

Ele deu como exemplo um caso recente ocorrido no início da Ponte Jornalista Phelippe Daou, a Ponte Rio Negro, em que atearam fogo abaixo da linha de transmissão que leva energia para o município de Manacapuru.

“Isso prejudica em todos os sentidos. Primeiro pela temperatura natural e do calor do fogo. Isso acaba aquecendo mais o ambiente e causando o desligamento”, apontou.

Sobre o apagão ocorrido na zona Norte de Manaus no início de setembro, Radyr Oliveira relatou que houve um problema na subestação de Cachoeira Grande, mas que não tinha informações de o problema ter durado mais de dois dias apesar de relatos de moradores.

“Pode ser alguma coisa pontual. Alguém que ficou [sem energia] ali numa rua, num circuito de transformador que estava desligado e custou para ser reparado, mas bairros inteiros sem energia, não tenho esse conhecimento”, disse.

Ele relembrou que o faturamento de energia no Brasil está sob a influência da bandeira vermelha 1, que aumenta o preço da conta de luz em R$ 4,46 a cada 100 kilowatts consumidos por hora e pediu que os consumidores permaneçam atentos para não ter “uma conta muito grande no final do mês”.

“Cada cliente tem que ter essa consciência de que precisa ter cuidado com o consumo de energia na sua residência para não ser surpreendido. A indústria já faz isso muito bem”, concluiu.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por