A Ambipar investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental
Empresa fabrica máquinas de reciclagem, já conhecidas no Amazonas (Divulgação)
De acordo com um relatório da Allied Market Research, o mercado global de reciclagem foi avaliado em aproximadamente US$ 400 bilhões em 2020 e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 6,3% até 2030. O setor de reciclagem de plásticos, por exemplo, tem se destacado devido à crescente pressão para reduzir o uso de plásticos descartáveis. Estima-se que até 2025, o volume global de resíduos plásticos reciclados alcance 9,2 milhões de toneladas por ano.
É dentro deste mercado que a empresa brasileira Ambipar atua, tendo se consolidado internacionalmente, já que é a multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, investindo e operando projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Atualmente ela está presente em mais de 40 países, tendo mais de 20 mil colaboradores.
Há pouco tempo, a multinacional entrou em Manaus ao comprar a empresa Brasil Coleta. Agora, segundo o Head de Economia Circular e Indústria de Transformação da Ambipar, Adriano Pereira, a ideia é estabelecer e expandir a marca dentro do contexto amazonense e a da Zona Franca de Manaus.
Na semana passada, a multinacional inaugurou seu mais novo projeto: uma planta voltada para mineração urbana de grandes objetos, como geladeiras, fogões, etc – em um investimento de R$ 100 milhões. A primeira planta processa materiais eletrônicos de pequeno e médio porte. Para o diretor de relações com investidores da Ambipar, Pedro Petersen, não está descartada a possibilidade de a empresa também estabelecer tal planta em sua filial em Manaus, tendo em vista os desafios logísticos impostos para a transferência de materiais recicláveis do Norte para o sudeste do país.
A inserção da empresa no Amazonas, bem como seus ideais de sustentabilidade, já se iniciou e tem dado resultado principalmente durante o Festival Folclórico de Parintins, já que o projeto ‘Recicla Galera’ utiliza maquinas idealizadas e produzidas pela empresa.
Nascido no Festival Folclórico de Parintins, em 2019, o “Recicla, Galera” consolidou-se como a maior iniciativa do Governo do Amazonas para incentivar a destinação correta de resíduos recicláveis e promover, ao mesmo tempo, a educação ambiental aliada à geração de renda sustentável para catadores de materiais recicláveis.