Investimento de R$ 32 milhões impulsiona produção de medidores inteligentes e fortalece o PIM
Fábrica será instalada na Rua Ipê, Distrito Industrial I, com previsão de inauguração para março do próximo ano, após a finalização das obras e certificações, previstas para dezembro (Foto: Divulgação/Suframa)
A instalação da primeira fábrica da Chint no Brasil marca um avanço estratégico para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e para o setor energético nacional. Em reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), representantes da multinacional chinesa detalharam os planos para uma unidade voltada à produção de medidores elétricos inteligentes, um segmento promissor na otimização e segurança energética.
Com um investimento inicial de R$ 32 milhões, o projeto consolida a expansão da Chint no mercado brasileiro e abre caminho para tecnologias de alta eficiência e menor desperdício energético.
A comitiva, que incluiu o CEO da Chint Meters, Zhang Ping, o diretor-executivo da Chint Brasil, Alexandre Suprizzi, e o country manager Hao Shan, foi recebida por autoridades da Suframa, como o superintendente-adjunto executivo Luiz Frederico Aguiar e o superintendente Bosco Saraiva, que expressou entusiasmo com a contribuição da Chint para o desenvolvimento do setor.
A fábrica será instalada na Rua Ipê, Distrito Industrial I, com previsão de inauguração para março do próximo ano, após a finalização das obras e certificações, previstas para dezembro.
Segundo Suprizzi, o investimento será realizado em duas etapas, com a primeira fase incluindo a contratação de até 200 funcionários até o final de 2025. A segunda fase, prevista para 2026 ou 2027, prevê a expansão da unidade e a criação de mais 150 postos de trabalho, consolidando o impacto socioeconômico positivo na região.
Comitiva incluiu o CEO da Chint Meters, Zhang Ping e o diretor-executivo da Chint Brasil, Alexandre Suprizzi (Foto: Divulgação/Suframa)
A escolha de Manaus como base de operações evidencia a importância do PIM na atração de investimentos estrangeiros de tecnologia avançada. Para o superintendente-adjunto Luiz Frederico Aguiar, a instalação da Chint reafirma o papel da Zona Franca de Manaus como polo industrial estratégico.
A Chint chega em um momento de modernização e busca por eficiência na matriz energética brasileira, alinhando-se à Nova Política Industrial Brasileira e às exigências de sustentabilidade. Além de contribuir diretamente para a economia local, a produção de medidores inteligentes integra a Chint ao movimento global por soluções tecnológicas que promovam o uso racional de recursos, preparando o Brasil para um futuro energético mais sustentável.
A CHINT é um fornecedor de soluções de energia inteligente de renome mundial. Para cumprir a tendência de desenvolvimento integrado de energia moderna, manufatura inteligente e tecnologia digital, a CHINT adotou a One Cloud & Two Nets como estratégia de negócios. Como plataforma de aplicação inteligente de tecnologia e dados, a CHINT Cloud atende aplicativos e serviços digitais, tanto internos quanto externos.
Com base na Internet das Coisas Industrial (IoT), a CHINT construiu um sistema de fabricação inteligente e realiza aplicações inteligentes na indústria elétrica. Baseando-se na Internet das Coisas (EIoT), a CHINT construiu seu sistema de energia inteligente e desenvolve o modo EIoT regionalmente.
CHINT busca melhorar o layout da cadeia da indústria de energia (Foto: Divulgação/Suframa)
Com foco no sistema de fornecimento, armazenamento, transmissão, distribuição e consumo de energia, a CHINT possui negócios principais de energia limpa, distribuição de energia, big data e serviços de valor agregado. Além disso, os negócios do pilar CHINT incluem equipamentos fotovoltaicos, armazenamento de energia, transmissão e distribuição de energia, aparelhos de baixa tensão, terminais inteligentes, desenvolvimento de software e automação de controle.
Com o desenvolvimento de uma empresa de plataforma, a CHINT fornece um pacote de soluções de energia para instituições públicas, usuários industriais e comerciais e usuários finais, construindo uma ecosfera regional de operação com energia inteligente.
Fundada em 1984, a CHINT desenvolveu uma rede de negócios em mais de 140 países e regiões, com mais de 30.000 funcionários. A CHINT alcançou vendas anuais de 10,5 bilhões de dólares em 2018, classificando as 50 principais empresas listadas na Ásia e as 100 maiores empresas privadas da China.