Pesquisa realizada pelo IFPEAM aponta que consumidores tendem a gastar entre R$ 80 a R$ 250 e a principal intenção de compras são peças para o vestuário. Celulares ocupam a segunda colocação
Comércio em Manaus vive expectativa da Black Friday 2024 (Foto: Nilton Ricardo)
A Black Friday é uma das principais datas comemorativas presentes no calendário comercial nacional e internacional. Sendo realizada anualmente na última sexta-feira do mês de novembro, esse período do ano é aguardado ansiosamente, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas, devido à oferta de produtos com preços baixos e a prospecção no aumento de lucro nos últimos meses do ano.
O produto tão almejado pelo consumidor durante o ano, tem a possibilidade de ser oferecido com descontos de saltar os olhos durante a Black. Dessa forma, consumidores, lojistas e órgãos fiscalizadores se preparam para maior o evento de compra e venda do ano.
Um estudo realizado em outubro deste ano pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), revelou que 94% dos entrevistados planejam consumir produtos oferecidos durante a Black Friday 2024.
Com a alta expectativa nas vendas nesse período, o A CRÍTICA foi aos centros comerciais de Manaus para ouvir consumidores, lojistas e órgãos responsáveis, acerca da preparação, intenções de compra e expectativas para as promoções e ofertas da Black Friday 2024.
Ingrid Oliveira, 45, gerente de uma loja de vestuário localizada no Bate-Palmas, conta que as semanas que antecedem 29 de Novembro têm baixa procura no comércio, mas as expectativas são altas para a semana da Black e planejam promoções, descontos e atividades para atrair a clientela.
O gerente de uma loja de cosméticos, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Thiago Loyola, 39, conta a reportagem de A CRÍTICA que já é perceptível mudanças no ritmo comercial e que os consumidores são inteligentes, sempre informados, por isso faz de tudo para agradá-los.
No Bate-Palmas, Vanessa Campos, 30, contou a reportagem que mesmo priorizando sanar as dívidas, ela não perde a oportunidade de aproveitar as promoções referentes aos produtos eletrodomésticos na Black Friday.
Vanessa Campos conta que aguarda as promoções da Black Friday deste ano (Foto: Nilton Ricardo)
A Black Friday não significa apenas descontos para os consumidores e aumento no número de vendas para os lojistas, mas também representa oportunidades de trabalhos para quem busca uma renda a mais nesse período de fim de ano e a prospecção de emprego fixo.
A gerente Ingrid lembra que há 17 anos estava procurando uma vaga de emprego pelas ruas de Manaus, encontrou uma vaga temporária em uma loja do ramo de moda masculina e feminina, e continuou trabalhando no emprego mesmo após o período de fim de ano.
Na busca pela tão sonhada vaga de trabalho, que surgem nesse período de fim ano, encontramos a estudante Renata Fernandes Baraúna, 19, que entregava currículo nas lojas do centro da cidade na procura por uma oportunidade de primeiro emprego.
Renata Fernandes aproveita o fim de ano para buscar uma oportunidade no mercado de vendas, em Manaus (Foto: Nilton Ricardo)
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) está realizando em novembro uma operação de fiscalização da Black Friday – que se encerrará no dia 29, com o objetivo de assegurar os direitos dos consumidores. A operação vai fiscalizar todos os shoppings e centros comerciais de Manaus.
Fraxe ainda pede atenção à “Black Fraude”, tratando-se do aumento do preço e a volta ao preço anterior dando uma falsa sensação de desconto. A recomendação é que os consumidores realizem pesquisas prévias acerca dos preços dos produtos de interesse. É aconselhado também que seja realizado um planejamento dos gastos nesse período para que não haja super endividamento.