BODAS DE OURO

Construtora Capital celebra 50 anos com obras que moldaram a paisagem urbana na região

Empresa enfrentou crises e desafios, mas se manteve como referência no setor local

Ed Salles
economia@acritica.com
26/10/2024 às 11:39.
Atualizado em 26/10/2024 às 11:39

Taisa Avelino começou a trabalhar na empresa da família aos 14 anos, no atendimento ao cliente, ajudando no setor de conjuntos habitacionais (Fotos: Daniel Brandão/AC)

Uma das principais empresas do ramo imobiliário de Manaus, a Construtora Capital, completa 50 anos de legado e inovação. Desde 1974, foram mais de 23 mil projetos entregues entre conjuntos habitacionais, prédios comerciais e obras que moldaram a paisagem urbana na região Norte.

Segundo o fundador e presidente da empresa, Pauderley Avelino, a Capital começou no ramo de eletrônicos e migrou para a construção civil. Atualmente, possui um volume de lançamentos avaliado em R$550 milhões entre Manaus e Belém, reforçando seu compromisso com a infraestrutura regional.

“O tempo passou muito rápido. Inicialmente, a expansão se deu com o financiamento do BNH (Banco Nacional de Habitação), em um empréstimo de 500 mil cruzeiros (moeda antes do real), pagos em carnês, na época. Hoje, é impossível falar de desenvolvimento imobiliário local sem citar a Capital”, diz o presidente.

E ele tem razão. Conforme pesquisas de mercado, a empresa é Top of Mind há 24 anos consecutivos na região e consolida sua posição entre as mais lembradas no setor. A empresa carrega um portfólio diversificado com empreendimentos, como Parque dos Ingleses e Bosque dos Ingleses. A Capital também ampliou sua atuação para cidades como Belém e Ananindeua, no Pará, além de obras na área nobre de São Paulo e terrenos em Brasília.
 
“Temos cerca de seis mil unidades em construção e atendemos uma base de clientes de mais de 20 mil projetos. Empregamos diretamente 1.200 colaboradores, além de 600 trabalhos indiretos”, informa Pauderley. “Queríamos um nome forte, inspirado na capital do país e, hoje, temos o reconhecimento da sociedade e dos clientes”, completou o presidente ao falar sobre a escolha do nome da marca.

Crises, reinvenções e consolidação

A Construtora Capital manteve suas atividades em meio às crises enfrentadas pelo setor ao longo dos anos, sendo a mais recente, a pandemia da Covid-19. De acordo com a diretora-executiva, Taisa Avelino, a empresa soube responder rapidamente às mudanças, com destaque para a digitalização completa dos contratos.

“A casa se tornou símbolo de segurança, e tivemos recorde de vendas. Transformamos nossos processos digitais para acompanhar a demanda”, afirma Taisa. Em 2023, a Morar Mais, marca da Capital, foi eleita a maior incorporadora da região Norte em um ranking nacional, demonstrando a força da empresa no setor.

Taisa é filha do fundador da empresa e entende o desafio que carrega, no entanto, não falta experiência repassada pelo pai para dar continuidade ao negócio. “Comecei aos 14 anos no atendimento ao cliente, ajudando em conjuntos habitacionais. Lembro que, às vezes, usava minha mesada para complementar a prestação de clientes que sonhavam com a casa própria”, relembra em risos.

Para os próximos anos, ela promete uma Capital ainda mais engajada em causas sociais e compromissada com o meio-ambiente. Práticas de ESG estão sendo implementadas como sistemas de economia de água e coleta de água da chuva, com o objetivo de oferecer produtos sustentáveis ao cliente.

“Com projetos focados na sustentabilidade e eficiência, a construtora está posicionada para enfrentar os próximos desafios do setor imobiliário e manter seu papel no desenvolvimento da Amazônia”, explica.

Frase:

“Nossa paixão pela Amazônia está refletida em cada detalhe dos nossos empreendimentos, que combinam conforto, segurança e bem-estar, sempre em harmonia com o meio ambiente" - Pauderley Avelino, Fundador da Construtora Capital

(Pauderley Avelino, Fundador da Construtora Capital - Foto: Daniel Brandão/AC)

De cara nova para o futuro

No guarda-chuva da Construtora Capital, além da Morar Mais, estão as empresas MixBeton e a BritaAmazon, ambas, atendem todo o estado com insumos para a edificação de projetos imobiliários.

O CEO da empresa, Paulo Henrique, adianta que, nos próximos cinco anos, a Construtora Capital se prepara para um rebranding e novos processos, que serão apresentados internamente a partir de novembro.

“Nosso compromisso com a excelência se reflete na busca constante por oferecer produtos e serviços de qualidade, com foco na satisfação dos nossos clientes. Para isso, vamos ampliar nossos lançamentos, com novos empreendimentos em áreas estratégicas de Manaus, oferecendo opções para todos os públicos”, ressalta.

Serão fortalecidas as parcerias e novas alianças para garantir preços competitivos e condições de pagamento facilitadas. Para oferecer a melhor experiência aos clientes, a marca deve investir em novas tecnologias e programas de treinamento, aprimorando o atendimento em todos os aspectos.

A partir de novembro, empresa anunciará novas parcerias para o futuro. (Foto: Daniel Brandão/AC)

“Acreditamos que, com essas ações, vamos fortalecer ainda mais a posição da Capital e da Morar Mais como líderes no mercado imobiliário da região Norte, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e fazendo a diferença na vida dos nossos clientes e parceiros", declara.

“Nossa paixão pela Amazônia está refletida em cada detalhe dos nossos empreendimentos, que combinam conforto, segurança e bem-estar, sempre em harmonia com o meio ambiente”, completa Pauderley Avelino.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por