Essa é a segunda planta criada pela empresa para a mineração urbana, que consiste na extração de materiais ferrosos e não-ferrosos de equipamentos eletrônicos
A Ambipar é uma multinacional brasileira lider global em soluções ambientais (Foto: Divulgação)
São José dos Campos (SP) – Foi inaugurada na quarta-feira (27), a maior planta de mineração urbana da América Latina, localizada na unidade da multinacional Ambipar em São José dos Campos, a 80 km de São Paulo. Com investimento de R$ 100 milhões, o equipamento é voltado para a manufatura reversa de eletrônicos, tendo a capacidade de processar cerca de 80 mil toneladas por ano.
Essa é a segunda planta criada pela empresa para a mineração urbana, que consiste na extração de materiais ferrosos e não-ferrosos de equipamentos eletrônicos, sendo essa voltada para a descaracterização de equipamentos de médio e grande porte, como fogão, máquina de lavar e micro-ondas, além de produtos da linha marrom, azul e verde. A primeira planta processa materiais eletrônicos de pequeno e médio porte.
De acordo com Marcelo Oliveira, head da unidade de mineração urbana da Ambipar Environment, os materiais reciclados na unidade são coletados pelas empresas fabricantes dos eletroeletrônicos, cooperativas e Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) de todo o Brasil.
A partir daí dá-se início ao processo de manufatura reversa, aonde são separadas matérias-primas como plástico, ferro, alumínio, cobre, latão, placas eletrônicas e inox, para posteriormente serem reinseridos no mercado para a fabricação de novos produtos (economia circular), em um processo que é filmado e auditado.
“Recebemos todo o tipo de material, do mais pequeno ao grande, da pilha a geladeira. Tudo vem para cá. São mais de 10 mil toneladas por ano e a ideia é chegar até os 30 mil em dois anos”, disse Marcelo em entrevista A Crítica.
Com a nova planta, foram criados 30 novos empregos, totalizando 140 na unidade de São José dos Campos. A expansão da planta está em linha com os desafios da economia circular no Brasil, já que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece aos fabricantes e importadores a meta de 17% em 2025 para coleta de produtos de consumidores finais descartados em referência ao volume vendido de produtos em 2018.
Mineração Urbana
O Brasil é o segundo maior criador de lixo eletrônico das américas, com uma produção de 20 milhões de toneladas anuais, perdendo apenas para os Estados Unidos. É buscando diminuir esses números que surge o conceito da Mineração Urbana, que não vem para competir com a tradicional, mas busca complementa-la.
Sobre a Ambipar
A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI).
*A CRÍTICA foi convidada pela Ambipar para acompanhar inauguração em São José dos Campos-SP.