economia

Amazonas é 3º no país em inadimplência com 1,8 milhão de devedores

Dados recentes da Serasa mostram que mais de 60% da população adulta do estado está com nome sujo, superando a média nacional

Linda Almeida - TV A Crítica
14/08/2026 às 18:06.
Atualizado em 14/08/2026 às 18:06

(Foto: Divulgação)

O Amazonas registrou mais de 1,8 milhão de pessoas inadimplentes, o que corresponde a mais de 60% da sua população adulta. Esse número posiciona o estado como o terceiro com a maior taxa de endividamento no país, de acordo com um levantamento recente da Serasa.

A situação no Amazonas se destaca quando comparada à média nacional de inadimplência, que é de 51% da população adulta. No último ano, o estado observou um crescimento de 10,36% no número de devedores, com mais de 170 mil pessoas entrando para a lista de inadimplentes. No período anterior, cerca de 1,6 milhão de amazonenses estavam endividados.

O ranking nacional de inadimplência, segundo a Serasa, é liderado pelo Amapá, seguido pelo Distrito Federal em segundo lugar. O Amazonas ocupa a terceira posição, com Mato Grosso do Sul em quarto e Rio de Janeiro em quinto.

Apesar do aumento no número total de inadimplentes, o levantamento aponta uma desaceleração no ritmo de crescimento do endividamento. Houve uma redução de 0,3% nesse aumento em comparação com períodos anteriores, onde a alta era de 1,29%. Especialistas e a própria Serasa atribuem essa desaceleração a programas de renegociação de dívidas.

Entre as iniciativas que contribuem para a redução do endividamento estão o programa federal Desenrola Brasil e o Feirão Limpa Nome da Serasa. Ambas as plataformas oferecem condições facilitadas para o pagamento de dívidas, com descontos que podem chegar a quase 90%.

É importante diferenciar quem está endividado de quem está inadimplente. Estar endividado significa ter compromissos financeiros a pagar, como parcelas de compras ou empréstimos. Já a inadimplência ocorre quando essas dívidas não são quitadas nos prazos estabelecidos, levando à restrição do nome do consumidor em órgãos de proteção ao crédito.

Consumidores podem verificar sua situação financeira e consultar possíveis dívidas e seu score de crédito através do aplicativo da Serasa, utilizando o CPF. Essa ferramenta pode auxiliar na busca por oportunidades de negociação e na melhoria da saúde financeira para futuras aquisições.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por