A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) suspendeu quase que unanimemente, Luiz Gastão Bittencourt, de suas atividades como vice-presidente administrativo da autarquia por 180 dias por conduta anti-sindical, fato inédito em 76 anos da CNC. Em coletiva de imprensa, Gastão, segundo a CNC, se esquivou da responsabilidade como era esperado, e antes que a poeira sentasse correu para ventilar seu nome a um cargo na Câmara Federal, nas eleições do próximo ano, conforme fontes.
Negócios - Bittencourt, segundo interlocutores da CNC, tornou-se fonte de constrangimento para a entidade ao acumular problemas em sua gestão no Sesc e em negócios privados que realiza com governos estaduais.
‘Fórum’ - Gastão trava uma empatada disputa pelo controle da Fecomércio-CE contra o empresário Maurício Fillizola, e fontes acreditam que ele não medirá esforços para usar toda a estrutura do Sesc e Senac no seu estado na busca desesperada pelo fórum privilegiado. Tal mecanismo, ainda segundo interlocutores, o ajudaria diante dos processos e multas milionários, fruto dos perenes e polêmicos contratos de suas empresas na gestão prisional no Amazonas.
E no interior... - Apesar do salto nos repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) em 2021, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) alertou que dos 62 municípios do Amazonas, somente seis divulgaram pagamento de abono aos profissionais da educação. São eles: Manaus; Iranduba; Autazes; Coari; Maués; e Anamã.
Comeram abiu? - “Em 2021, houve um grande crescimento do Fundeb e por outro lado ficaram proibidos os reajustes salariais do funcionalismo público. O Governo do Estado e as prefeituras de Manaus, Iranduba, Autazes, Coari, Maués, Anamã pagaram significativos valores aos seus professores. No entanto, os demais 56 municípios comeram abiu verde e dizem que não tem sobras. Como assim? Vendo os dados dos repasses vemos que os valores que os municípios receberam são significativos”, disse Serafim.
Despedida - O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos , afirmou que já protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seu pedido de desfiliação do PL. “Fica o sentimento de gratidão e respeito por todos que convivi no partido durante esses seis anos de filiação. Vida que segue”, escreveu o parlamentar no Twitter.
Sem partido À coluna, Ramos disse que irá tomar sua decisão quanto a filiação após o recesso, em fevereiro ou março de 2022. “Preciso ter um quadro mais claro, saber que partido vai estar com quem, qual partido vai fazer federação. O quadro ainda não é muito claro pra que eu tome essa decisão”.
‘Continuo’ - Questionada, a deputada estadual Joana Darc , ex-líder do Governo e ‘apadrinhada’ de Marcelo Ramos disse que deve continuar no Partido Liberal. Joana, recentemente, realizou uma confraternização com sua equipe, já em clima de campanha.
Certificados - Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), entregou os certificados de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a duas unidades de beneficiamento de pescado no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Com mais esses registros, o Amazonas fecha o ano de 2021 com 166 empreendimentos com SIEs ativos, dos quais cinco foram entregues ao longo deste ano.