Meteorologistas explicam o fenômeno e as previsões para a semana
(Foto: Junio Matos)
O Amazonas entra em período de transição para o verão amazônico e chuvas devem se concentrar na região norte do estado a partir desta segunda-feira (17).
Desde a última semana, a intensidade do sol em Manaus tem sido sentida na pele, principalmente pelos trabalhadores que atuam expostos aos raios solares. O ajudante de pedreiro Caio Lacerda procura qualquer sombra no canteiro de obras para se proteger.
Essa sensação de calor acima da média pode ser explicada pelo período do ano conhecido como “verão amazônico”. Segundo o meteorologista Leonardo Vergasta, ele começa neste mês de junho e vai até outubro.
O meteorologista também explicou que a Amazônia central é dividida em dois momentos popularmente chamados de “verão” ou “inverno” amazônico. Eles são períodos secos e chuvosos, respectivamente, e ocorrem porque a radicação solar sobre a região é constante ao longo do ano, o que não possibilita a existência das quatro estações, além do 'verão' e 'inverno', a primavera e outono.
Para a semana, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de temperatura mínima de 25°C e máxima variando entre 33°C e 34°C. Quanto à chuva, a meteorologista do INMET, Andrea Mendes, explicou que o mês de junho já alcançou (e ultrapassou 1%) o esperado com 117,3 milímetros, e que a concentração deve ser no norte do Amazonas.
“As chuvas no estado estão concentradas próximo de Roraima e também na 'Cabeça do Cachorro' [região de São Gabriel da Cachoeira]. São as com volume mais significativo, mas não se descarta chuvas em Manaus”, disse Andrea Mendes.