A última vez que o rio desceu foi em 4 de novembro
Subida do Rio Negro anima os setores da indústria e comércio. (Paulo Bindá/A Crítica)
O Rio Negro subiu 19 cm nesta segunda-feira (18/11), marcando o mesmo nível de subida pelo quarto dia consecutivo. De acordo com os registros do Porto de Manaus, a estiagem teve seu último ponto negativo marcado no dia 4 de novembro. Em 14 dias de subida, o Rio Negro já atingiu 1,74 m a mais.
Conforme o Porto, no dia 5 de novembro não houve mais descida dos rios, que registrou 1 cm positivo e, desde então, o Rio Negro vem escalando uma subida progressiva, estando no seu 14º dia consecutivo de subidas.
Expectativa de melhora na indústria e comércio
O período de cheia já representa um cenário positivo para a indústria e o comércio. O superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Bosco Saraiva, analisou os números como positivos para as atividades industriais.
A subida dos rios também é observada no setor de vendas, que, segundo o presidente da Federação do Comércio no Amazonas (Fecomércio-AM), é oportunidade de restabelecer a normalidade comercial.
O presidente da Fecomércio ressaltou que a estiagem alterou os preços, por precisar de maior programação para o funcionamento das atividades que dependem do escoamento de mercadoria nos rios.