Autoridades da saúde do estado do Amazonas recomendam o uso de máscaras e que se evite atividades ao ar livre
(Foto: Nilton Ricardo)
A qualidade do ar na capital amazonense voltou a ficar em 'ruim' (50 a 75 MP2.5) e 'muito ruim' (76 a 125 MP2.5), devido a elevados níveis de poluentes, na manhã deste sábado (09).
O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), registrou concentração máxima de 85.3 MP2.5 (µg/m3) nos bairros da zona Sul e Distrito Industrial de Manaus. Eqnaunto os bairros das demais zonas da cidade foram registrado médias de 55.2 MP2.5 (µg/m3).
Autoridades da saúde do estado do Amazonas recomendam o uso de máscaras, manterem as janelas das casas fechadas, evitarem atividades ao ar livre e hidratação.
Caso o nível da qualidade do ar piore e sejam apresentados quadros de dificuldade respiratória severa, o atendimento médico deverá ser procurado.
De acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos primeiros nove dias de novembro o estado do Amazonas já registrou 262 focos de calor. Enquanto no ano anterior, no período de novembro, foram registrados 799 focos.