Extração ilegal de cassiterita

PF desmobiliza garimpo ilegal em reserva no sul do Amazonas

Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados

acritica.com
online@acritica.com
05/03/2024 às 22:58.
Atualizado em 05/03/2024 às 22:58

(PF/divulgação)

A Polícia Federal, em parceria com a Força Nacional e o ICMBio, deflagrou, ontem, a operação Atalaia, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de cassiterita no Parque Nacional dos Campos Amazônico, no Amazonas.

Foram destruídos garimpos ilegais durante o primeiro dia de operação. Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados no garimpo ilegal.

Diante dos fatos, será instaurado investigação policial para o aprofundamento dos fatos e identificação dos responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa.

Ao final da Operação Atalaia, a PF emitirá comunicado à imprensa com o balanço final da ação.

As informações foram divulgadas pela Polícia Federal.

Sobre o parque 

O Parque Nacional dos Campos Amazônicos foi criado em 2006 e possui uma área de 961.317 hectares localizados entre três estados brasileiros: Amazonas  (Barcelos, Manicoré e Novo Aripuanã), Mato Grosso (Colniza) e Rondônia (Machadinho d'Oeste).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por