Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados
(PF/divulgação)
A Polícia Federal, em parceria com a Força Nacional e o ICMBio, deflagrou, ontem, a operação Atalaia, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de cassiterita no Parque Nacional dos Campos Amazônico, no Amazonas.
Foram destruídos garimpos ilegais durante o primeiro dia de operação. Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados no garimpo ilegal.
Diante dos fatos, será instaurado investigação policial para o aprofundamento dos fatos e identificação dos responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa.
Ao final da Operação Atalaia, a PF emitirá comunicado à imprensa com o balanço final da ação.
As informações foram divulgadas pela Polícia Federal.
O Parque Nacional dos Campos Amazônicos foi criado em 2006 e possui uma área de 961.317 hectares localizados entre três estados brasileiros: Amazonas (Barcelos, Manicoré e Novo Aripuanã), Mato Grosso (Colniza) e Rondônia (Machadinho d'Oeste).