Em tratamento

No Amazonas, boto ferido no olho por zagaia aguarda cirurgia

O animal de Novo Airão está sendo acompanhado por veterinários do ICMBio e Ibama

Robson Adriano
online@acritica.com
26/05/2023 às 17:28.
Atualizado em 26/05/2023 às 20:16

(Foto: Divulgação)

Em vídeo gravado por moradores do município de Novo Airão (distante 115 quilômetros em linha reta de Manaus) um mulher, não identificada, relata a situação de um boto rosa (Inia geoffrensis) ferido no olho esquerdo por uma zagaia, espécie de arpão com três pontas, e pede ajuda aos órgãos ambientais competentes para ajudar o animal ferido. 

Em entrevista ao A Crítica nesta sexta-feira (26) a proprietária de um flutuante situado naquele município, que pediu para não se identificar por receio de represália, informou à reportagem que o animal está sendo acompanhado por uma equipe de veterinários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Curumim está em um lago situado na comunidade Santo Antônio (distante 40 quilômetros de Novo Airão). “Na quinta-feira (18) percebemos o ferimento, mas ele sumiu. Na segunda-feira (22) ele (o boto) retornou para o lago e confirmamos o machucado. A partir de então conseguimos a ajuda de veterinários do ICMBio e do Ibama. A minha filha está acampada na comunidade há uma semana, só vem em casa buscar comida para alimentá-lo”, declarou. 

Por ser um animal de grande porte e peso que pode chegar, aproximadamente, 200 quilos, uma estrutura é necessária para realização do procedimento cirúrgico e remoção da zagaia. “Ele (o boto) está sendo medicado e observado pela equipe de veterinários. A secretaria de Turismo (de Novo Airão) também se disponibilizou ajuda de pessoal. É toda uma força tarefa pelo bem do boto. Como ele é grande e não se pode anestesiar animal dentro d’água é preciso uma estrutura”, detalhou.

Pelo formato da zagaia, a mulher acredita que ‘Curumim’ tenha sofrido com ação de pescadores. “O objeto é um arpão de três dentes, pelo que vi parece coisa de pescador. Aqui (no flutuante) fazemos ações de conscientização ambiental, junto com crianças de escolas municipais e até mesmo turistas que vem visitar os botos, não cobramos nada, mas é preciso respeitar a natureza. Esperamos que logo essa cirurgia seja feita”, finalizou. 

A reportagem procurou o ICMBio, o Ibama e a Prefeitura de Novo Airão, por meio das respectivas assessorias de comunicação, para obter mais informações acerca das ações em prol do boto Curumim e aguarda retorno.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por