Fauna

Evento busca mostrar a importância da conservação e conhecimento sobre as cobras da Amazônia

O 'I Save The Snakes Brazil – Manaus' acontece das 8h às 17h, nesta terça (16), no Bosque da Ciência

acritica.com
online@acritica.com
14/07/2024 às 16:25.
Atualizado em 14/07/2024 às 16:25

Haverá também algumas exposições com animais da coleção didática (Divulgação)

Na próxima terça-feira é celebrado o Dia Mundial da Serpente, e o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) sedia o I Save The Snakes Brazil – Manaus (tradução livre I Salve as Cobras Brasil - Manaus). 

O evento gratuito acontece das 8h às 17h e tem como  objetivo mostrar a importância da conservação, do conhecimento sobre as cobras da Amazônia e de seus mitos e lendas que engrandecem a cultura local. 

A programação conta com a palestra “Serpentes na Cultura Humana” que será ministrada às 15h no Auditório da Ciência, no Bosque. Os participantes terão certificação, e as inscrições serão realizadas no local da palestra. A atividade inclui os temas ecologia e acidentes ofídicos, além de curiosidades sobre esses animais. 

Na Ilha da Tanimbuca, um dos atrativos do Bosque, serão montadas exposições com animais da coleção didática e uma área para interação com as crianças utilizando pintura e jogos didáticos na temática das cobras. 

A iniciativa destaca a importância desses incríveis répteis, em especial no Amazonas, onde possui uma vasta diversidade de espécies. As cobras são fundamentais para o equilíbrio ecológico, ajudando no equilíbrio populacional de outras espécies de animais, além do veneno de algumas espécies ser utilizado como base para produção de muitos tipos de medicamentos e cosméticos pela indústria farmacêutica.

Mudança de percepção

Para o fundador e Diretor Científico do Projeto Suaçuboia, Igor Yuri Fernandes, “O Save The Snakes Brazil - edição Manaus traz consigo o encanto que temos pelas cobras, esses seres fantásticos e que fascinam as pessoas por sua beleza e pelos contos e histórias envoltos entre elas e nós.  Este evento é uma oportunidade de mudar percepções e apresentar diferentes temas sobre as cobras. Acho que será o primeiro de muitos que ainda virão e esperamos inspirar outras regiões do país a fazer eventos como este.”

Sobre o projeto

Criado em 2020, o projeto Suaçuboia foi idealizado e dirigido pelo doutorando em Ecologia do Inpa, o biólogo Igor Yuri Fernandes.  A iniciativa atua na desmistificação e na valorização da beleza das cobras por meio de fotografias, vídeos e outras ações de divulgação científica sobre as serpentes amazônicas, utilizando linguagem simples e acessível ao público geral. 

Em 2023, um dos estudos mais repercutidos do projeto foi a publicação da primeira vocalização de uma cobra na América do Sul, disponível na Acta Amazonica, revista científica multidisciplinar do Inpa.  

Neste ano, o Projeto Suaçuboia já participou de diversas ações em prol da conservação e divulgação científica sobre a importância das cobras e mais recentemente foi incorporado como projeto estandarte sobre serpentes junto ao Instituto de Biodiversidade e Conservação da Amazônia - IBCAM sediado em Presidente Figueiredo.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por