Clima

Enquanto fumaça e calor encobrem Manaus, interior do Amazonas enfrenta 'friagem'

O fenômeno climático começou a ser sentido nos municípios da região sul do estado, como Lábrea e Boca do Acre; previsão para este domingo (11) é de 15 graus nas duas cidades

Amariles Gama
online@acritica.com
11/08/2024 às 17:22.
Atualizado em 11/08/2024 às 17:22

A frente fria é causada por uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul e Sudeste do país (Divulgação)

Moradores do interior do Amazonas estão experimentando temperaturas atípicas desde sábado (10), contrastando fortemente com o calor e a fumaça que assolam a capital Manaus. O fenômeno, conhecido popularmente como ‘friagem’, está sendo causado por uma frente fria que avança sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil e tem trazido temperaturas mais amenas para o interior amazonense.

O meteorologista Djanir Sales explica que essa frente fria é causada por uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul e Sudeste do país e vem agindo desde o dia 7 deste mês. A previsão, segundo ele, é que a frente fria se mantenha até a próxima quarta-feira (14), com queda maior de temperatura nos dias 12 e 13, nas regiões mais ao sul do país.

No Amazonas, a friagem começou a ser sentida a partir deste sábado (10), especialmente nos municípios do sul do estado, como Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus) e Boca do Acre (a 1.026 quilômetros da capital). Nesses municípios, as temperaturas caíram de forma significativa, proporcionando um alívio momentâneo aos moradores que estão mais acostumados com o tempo quente e úmido.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Boca do Acre, por exemplo, tem previsão para este domingo (11) de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 33ºC, assim como o município de Lábrea, com previsão de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 35ºC.

Mas há relatos de friagem também de moradores de municípios mais próximos a Manaus, como Coari (a 362 quilômetros da capital), onde a temperatura mínima neste domingo (11) é de 19ºC, e de municípios mais distantes, como Jutaí (a 751 quilômetros da capital), no Alto Solimões, que registra mínima de 17ºC neste domingo. 

Manaus não deve ser impactada

O meteorologista, porém, acredita que o impacto da friagem não deve chegar à capital amazonense, onde a temperatura na tarde deste domingo é de 30ºC,  com mínima de 24°C e maxima de 34°C.

“As frentes frias não têm força suficiente para chegar do sul do Brasil até Manaus. Existe uma leve possibilidade de essa frente fria atingir Manaus lá para a quarta-feira, que são os últimos dias de previsão, como aconteceu no ano passado, mas dificilmente isso acontece. Inclusive, este ano acredito que não chega aqui porque a queda de temperatura no sul do Amazonas está bem fraca comparada com o resto, então acredito que a frente não está com tanta força para chegar até Manaus”, ponderou.

Neste domingo, no entanto, houve registro de chuva nas primeiras horas do dia em Manaus, e a previsão para o dia, segundo o Inmet, é de “muitas nuvens com chuva isolada”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por