Novembro Azul

Zona Oeste recebe Dia D neste sábado (19)

Uma série de serviços de saúde e ações educativas foram promovidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, bairro Compensa

Portal A Crítica
online@acritica.com
19/11/2022 às 19:46.
Atualizado em 19/11/2022 às 19:46

Ação contou com consultas médicas e de enfermagem, avaliação bucal, atualização do calendário vacinal, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além das rodas de conversas sobre tabagismo, alimentação saudável, entre outros temas (Divulgação/ Semsa)

A zona Oeste de Manaus recebeu neste sábado (19) o “Dia D” da campanha Novembro Azul. Uma série de serviços de saúde e ações educativas foram promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), das 8h às 12h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, bairro Compensa.

Benedito Sena é morador do bairro Santo Agostinho, zona Oeste, e aproveitou a ação para colocar os exames em dia. Ele conta que já realiza consultas médicas anualmente, desde os 40 anos de idade, para promover a sua saúde.

“Eu acho importante ter esse cuidado, para que, no futuro, não haja problema. Achei as palestras muito boas, porque ajudam a sensibilizar os homens e trazê-los para a unidade de saúde”, disse.

O motociclista Marco Aurélio elogiou a iniciativa e disse que essas ações facilitam os homens a acessarem os serviços.

“Vou aproveitar o que eu puder aqui, o dentista, o médico, e pretendo continuar vindo mais vezes. Convido todos os homens a participarem também, porque a equipe é muito receptiva, tem um som ao vivo, tudo para a gente se sentir bem-vindo”, incentivou.

A diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Ale Farias, informou que esse é o terceiro sábado de intensificação de serviços no mês de novembro, voltado ao público masculino. As zonas Leste e Norte da cidade também foram beneficiadas com a ação nos sábados anteriores.

“Estamos estimulando os homens a buscarem as nossas unidades de saúde com mais frequência e, assim, cuidarem da própria saúde, evitando agravo de diversas doenças. A ação está sendo um sucesso, muitos homens vieram participar da ação hoje, receberam atendimentos e exames, e a gente fica muito feliz. A gente espera que todos possam buscar os nossos serviços, não somente no sábado, mas também nos dias da semana”, disse Sonja.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, explicou que está sendo intensificada a oferta de consultas médicas e de enfermagem, avaliação bucal, atualização do calendário vacinal, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além das rodas de conversas sobre tabagismo, alimentação saudável, entre outros temas.

“Estamos aproveitando os sábados para convidar a população masculina a usufruir desses serviços. No próximo sábado, essa mega-ação será realizada na USF José Rayol, na zona Centro-Sul, mas reforço que todos os serviços continuam sendo ofertados na rotina durante a semana, com unidades que vão até as 21h. O objetivo é que os homens mantenham esse cuidado frequente, solicitando os serviços não só em novembro, mas no ano todo”, contou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por