ALIMENTAÇÃO

Nutricionista fala sobre benefícios e malefícios do chocolate

Umdos grandes problemas ao comer o chocolate está na sua composição, muitos são cheios de açúcar e gordura

Beatriz Aquino
online@acritica.com
18/09/2022 às 16:16.
Atualizado em 18/09/2022 às 16:16

Segundo nutricionistas, o ideal é consumir entre 25g e 50g de chocolate por dia (Foto: Reprodução)

Querido e desejado por muitos, o chocolate consumido em quantidade moderada possui benefícios para a circulação, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias e controlando os níveis de colesterol no sangue. Contudo, se for consumido em exagero pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. 

A nutricionista, Abizair Leonel destaca que os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos e antioxidantes, principalmente cardiovascular. 

“Os cuidados é que em  algumas pessoas, sua ingestão pode provocar enxaqueca e alguns problemas gastrointestinais, como a diarreia. Seu consumo frequente também pode levar a quadros de sobrepeso e diabetes, em razão, principalmente, da quantidade de gorduras e açúcar”, disse. 

Segundo a nutricionista, Talita Mota, um dos grandes problemas ao comer o chocolate está na sua composição, muitos são cheios de açúcar e gordura. “Além da composição, temos a quantidade que na maioria das vezes queremos comer uma barra inteira ao invés de uma quantidade menor. Dependendo da alimentação e estilo de vida podem surgir diversos problemas, como o ganho de peso e a diabetes”, relatou. 

Consumo adequado de chocolate 

Para os nutricionistas, o chocolate amargo é a melhor escolha e de preferência os que trazem, ao menos, 65% de cacau e massa de cacau como primeiro item da lista de ingredientes. O ideal é consumir entre 25g e 50g de chocolate por dia. Isso vale para pessoas que não têm problemas de saúde e não estão de dieta. Por outro lado, o chocolate amargo, se consumido em pequena quantidade, faz bem para saúde.

“A primeira escolha é consumir um o maior teor de cacau. Você pode encontrar cacau ou massa de cacau. Além de escolher o tipo de cacau tem que se atentar para a quantidade. Por mais que seja saudável comer, você não precisa exagerar e comer uma grande quantidade”, disse a nutricionista, Talita Mota sobre como consumir chocolate de forma adequada. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por