VIDA&ESTILO

Mito ou verdade: ovo aumenta o colesterol?

O colesterol é o conjunto de gorduras presente em todas as estruturas das células.

acritica.com
online@acritica.com
28/09/2024 às 20:40.
Atualizado em 28/09/2024 às 20:40

Imagem Ilustrativa (Imagem: Divulgação)

O ovo é um alimento completo, rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas (como B12 e D) e minerais. Ele também contém antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo, e colina, essencial para a saúde cerebral e fígado. Mas, afinal, quantos são recomendados por dia e qual é a relação do ovo com o colesterol? 

O colesterol é o conjunto de gorduras presente em todas as estruturas das células. Faz parte da composição de hormônios e algumas vitaminas, a exemplo da vitamina D. Sendo assim, ele é essencial para o organismo. Entretanto, existe o colesterol “bom” e o “ruim”. O colesterol bom (HDL) protege as artérias e impede a entrada do colesterol ruim (LDL) dentro das células”, esclarece o cardiologista Aristóteles Alencar.

Ovo e colesterol

A nutricionista especialista em saúde digestiva, Manuela Marinho, explica a relação do alimento com o colesterol.

“Um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol, principalmente na gema. Embora existam preocupações sobre o colesterol dietético, estudos mostram que, para a maioria das pessoas, o consumo de ovos não eleva os níveis de colesterol LDL (o "ruim") de forma significativa”, diz ela.

Nesse caso, a especialista ressalta que para a maioria das pessoas saudáveis, o consumo moderado de ovos (até 2 unidades por dia) não está associado a um aumento do colesterol.

“O corpo regula a produção de colesterol em resposta à ingestão dietética, e fatores como genética e hábitos alimentares têm um papel mais importante no aumento do colesterol”. 

Consumo ideal


Segundo a especialista, a recomendação geral varia, pode ser de até um ovo por dia ou mais.

“Há pessoas que consomem mais de seis unidades por dia e está tudo bem! Isso pode variar dependendo das condições de saúde individual. Pessoas com condições específicas de saúde, como diabetes ou problemas cardíacos, devem consultar um profissional. O equilíbrio na dieta é fundamental”, destaca Marinho.

A cor do ovo influencia?

Ovos marrons e ovos brancos  têm o mesmo valor nutricional, mas o modo de preparo é muito importante. “Sempre preparar com pouca gordura adicionada ou cozido, temperar com ervas pode ser uma excelente opção (orégano, manjericão, alecrim...), pois adicionam nutrientes e sabor aos ovos”, conclui a nutricionista.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por