Vacinação

Manaus terá 75 pontos de vacinação contra a covid entre segunda e sexta

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS ou a carteira de vacinação

Portal A Crítica
online@acritica.com
20/11/2022 às 16:08.
Atualizado em 20/11/2022 às 16:08

A campanha de vacinação na capital abrange estabelecimentos de saúde que funcionam no horário regular e também os de horário ampliado, que atendem até as 20h (Divulgação/ Semsa)

Os manauaras terão 75 pontos disponibilizados no período de segunda a sexta-feira (21 a 25), para se proteger com a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª doses da vacina contra a Covid-19.Os endereços e horários de cada local de vacinação podem ser conferidos no site da Semsa.

Operacionalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha de vacinação na capital abrange estabelecimentos de saúde que funcionam no horário regular e também os de horário ampliado, que atendem até as 20h. 

Desde a última sexta-feira (18), a Semsa está vacinando o público infantil de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. A vacina destinada a essa faixa etária, chamada informalmente de “Pfizer Baby” é produzida pelo laboratório Pfizer Biontech, e difere da Pfizer pediátrica, voltada para crianças de 5 a 11 anos.

Para que a criança receba a vacina, pais, mães e demais responsáveis precisam levar apresentar a certidão de nascimento ou RG, cartão nacional de saúde (SUS) ou CPF, caderneta de vacinação e um documento médico que comprove a comorbidade (laudo, receita ou carteira dos programas de saúde) - original e cópia.

Os demais grupos podem consultar sua situação de vacinação na plataforma Imuniza Manaus, inserindo o número do CPF e a data de nascimento, e procurar uma das unidades de atendimento disponibilizadas pelo município.

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS ou a carteira de vacinação.

Destinada a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, conforme intervalos e grupos preconizados pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 é a forma mais eficaz para evitar as formas graves da Covid-19, lembra a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que reforça a importância de atualizar as doses da vacina para manter a imunidade alta contra o Sars-Cov-2.

“Ainda temos muitas pessoas com doses em atraso. Até a última sexta-feira, eram 630 mil pessoas em atraso com a terceira dose e mais de 455 mil pessoas que ainda não tomaram a quarta dose. É um quadro que mostra que as pessoas estão relaxando com esse cuidado que é tão fundamental para evitar o desencadeamento de processos inflamatórios, que podem comprometer seriamente a vida das pessoas. Por isso, estamos apelando para que todos tomem suas doses de reforço e quem ainda não tomou a primeira, procure logo uma unidade para se vacinar”, assinala a secretária.

A titular da Semsa lembra que para este público em especial a vacinação está sendo realizada em quatro unidades.

São elas:

  • USF Dr. José Rayol dos Santos - avenida Constantino Nery, s/nº, Flores; USF Áugias Gadelha - rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, zona Norte;
  • USF Deodato de Miranda Leão - avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória, zona Oeste;
  • USF Alfredo Campos - alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi, zona Leste.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por