REFERÊNCIA

Laboratório de Análises Clínicas da FCecon é classificado como de excelência

Certificação conferida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade garante ao paciente oncológico a confiabilidade e fidedignidade dos laudos emitidos

16/11/2022 às 15:02.
Atualizado em 16/11/2022 às 15:02

O Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi classificado como de excelência em análises clínicas pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O certificado de excelência garante ao paciente oncológico a confiabilidade e a fidedignidade nos laudos emitidos.

De janeiro a outubro de 2022, o Laboratório de Análises Clínicas realizou 525 mil exames, que auxiliam os médicos na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas do tratamento. São realizados pelo laboratório mais de 130 tipos de exames, como os de rotina, urina e de determinação de marcadores tumorais.

O certificado de excelência foi entregue ao Laboratório de Análises Clínicas na primeira semana de novembro. Todos os grandes laboratórios brasileiros passam por um controle de qualidade externo, o qual é promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Mensalmente, ao longo de 2022, a SBAC envia amostras e uma prova escrita a serem analisadas pelos profissionais do laboratório da FCecon.

Confiabilidade

Conforme o diretor técnico da FCecon, cirurgião Marco Antônio Rocha, a certificação é importante ao garantir a confiabilidade dos exames emitidos pelo Laboratório de Análises Clínicas.

“Para o usuário, não precisa da rede particular para ter um exame de qualidade; para o Sistema Único de Saúde (SUS), os exames são feitos sob os padrões de boas práticas; e para os médicos, reflete na qualidade da assistência de pacientes internados e nas decisões clínicas de tratamento, visto que há confiabilidade nos exames emitidos pelo hospital”, frisa.

Avaliação

Segundo o gerente do Laboratório de Análises Clínicas, bioquímico Carlos Victor Urtiga, os profissionais avaliam aspectos bioquímicos, imunológicos e bacterianos das amostras enviadas, por exemplo. Ele explica que é preciso ter uma nota superior a 9,0 para obter o grau de excelência em análises clínicas.

“A certificação é importante porque a Fundação Cecon mantém-se em nível de excelência em termos de análise laboratorial, em paridade com os laboratórios nacionais, e garante a confiabilidade do laudo emitido pelo laboratório, ou seja, são 100% fidedignos. E não há como falar e avaliar o laboratório sem o controle externo, que é uma exigência”, destaca Urtiga.

Controle interno

Além do controle externo, Urtiga informou que o laboratório da unidade hospitalar também realiza o controle interno diariamente, todas as manhãs, antes de iniciar os trabalhos.

Esse controle, conforme o gerente, consiste na calibração de todos os equipamentos utilizados na realização dos exames por meio de uma amostra com um valor padrão, por exemplo, de coagulação, ureia, creatinina, TGO, TGP, glicose e colesterol.

Equipamentos

Conforme Urtiga, a Fundação Cecon conta com equipamentos modernos que ajudam no tratamento do câncer. Ele cita que a unidade hospitalar conta com um equipamento automatizado de alta precisão para avaliação hormonal e imunológica dos pacientes, a fim de controlar a eficiência do tratamento dos diversos tipos de câncer.

Segundo o bioquímico, outra novidade foi a automatização do exame do Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) e do TTPa, garantindo mais precisão aos exames, que antes eram feitos de forma manual. Ele explica que tanto o TAP quanto o TTPa avaliam o risco de sangramento, podendo comprometer o processo cirúrgico.

“A Fundação Cecon também realiza exames para o controle do tratamento por meio de marcadores tumorais, utilizados para verificar o andamento do processo de cura”, diz Urtiga.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por