NOVO PROTOCOLO

FCecon implanta protocolo nutricional pré-operatório inédito no Amazonas

Objetivo é reduzir as complicações pós-cirúrgicas dos pacientes oncológicos em procedimentos de médio e grande portes

acritica.com
online@acritica.com
21/11/2022 às 15:20.
Atualizado em 21/11/2022 às 15:20

Os pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que irão passar por cirurgia abdominal, contam com um protocolo inédito na rede de saúde local. Trata-se do preparo nutricional pré-operatório, que visa reduzir as complicações pós-cirúrgicas dos pacientes oncológicos em procedimentos de médio e grande portes.

O preparo nutricional pré-operatório é realizado por meio de um pacote imunomodulador com nutrientes e foi primeiramente recomendado pelas Sociedades Europeias de Nutrição em Cirurgia, chamado protocolo Eras, depois aceito no Brasil, há alguns anos com o protocolo de nome Acerto.

“A equipe de Nutrição da FCecon embasou o protocolo nutricional da instituição neste modelo já conhecido em outros países e adquiriu os produtos de preparo nutricional com recursos próprios, o que é muito importante para reduzir os riscos de complicações pós-cirúrgicas. É um produto de qualidade, oferecido apenas nas grandes redes particulares do Brasil. Os benefícios são muito maiores que o custo”, destaca Bárbara Abrahim, gerente do serviço de Nutrição da FCecon.

Benefícios

O paciente tem risco de complicações em todas as cirurgias, e ainda mais os oncológicos. São eles: riscos de deiscência de sutura, fístulas operatórias, bem como infecções de ferida operatória.

O protocolo busca reduzir esses riscos. “Eu preparo o sistema imunológico do paciente para que ele receba a cirurgia, que não deixa de ser um trauma, e o corpo sofre com isso. O pacote imunomodulador possui nutrientes específicos que estimulam a cicatrização e que estimulam o sistema imune a responder melhor ao processo cirúrgico”, explica Ábner Paz, nutricionista da FCecon.

Indicação

O pacote imunomodulador com produto específico é indicado para pacientes que realizam cirurgias abdominais de médio e grande portes, como a laparotomia exploradora; cirurgias de intestino e reto; de retirada de estômago; de esôfago; e as exenterações pélvicas, nas quais são retirados útero, colo do útero, ovários, vagina e, às vezes, a bexiga, uretra e/ou reto.

Todos os pacientes da FCecon passam por orientação quanto aos procedimentos cirúrgicos, antes do período de internação.

“O paciente vem até o Serviço Social com seu kit cirúrgico. Nós visualizamos aqueles que fazem parte do critério do protocolo nutricional e agendamos com o nutricionista, conforme os critérios de elegibilidade. Essa consulta é confirmada junto ao Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), para que o paciente possa receber o preparo pré-operatório no tempo correto”, informa a assistente social Keyth Bentes, gerente do Serviço Social da FCecon.

Na consulta ambulatorial, os pacientes são orientados pelo nutricionista a tomar o preparo nutricional de 5 a 7 dias antes da cirurgia.

Expectativa

A expectativa é que o protocolo leve à redução de gastos hospitalares e do tempo de internação, além da melhoria do quadro dos pacientes.

“Estamos inclusive elaborando um projeto de pesquisa que visa avaliar o impacto clínico e financeiro para a instituição, transformando isso em pesquisa científica, que é o que prova que o que estamos fazendo é efetivo tanto para a rede SUS, quanto para a instituição”, diz Ábner Paz.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por