Governador

Wilson Lima afirma que irá dialogar com o Governo Federal sobre reconstrução da BR-319

A afirmação foi dada no início da tarde desta quinta-feira (2), após a leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em Manaus

Karol Rocha
online@acritica.com
02/02/2023 às 14:53.
Atualizado em 02/02/2023 às 14:53

(Foto: Márcio Silva)

O governador Wilson Lima reforçou que dialogará com o Governo Federal para a reconstrução da BR-319, a rodovia federal que liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. A afirmação foi dada no início da tarde desta quinta-feira (2), após a leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em Manaus. 

"Essa é uma briga nossa, do povo do Amazonas, não de agora mas de mais de 20 anos que a gente luta e mais uma vez vamos continuar nessas tratativas para que aquele trecho do meio possa ser pavimentado", destacou Wilson Lima, em coletiva de imprensa. 

"Infelizmente muitos tiveram a oportunidade de fazer e vamos torcer para que a gente consiga avançar com relação a pavimentação dessa rodovia que é tão fundamental para a nossa região". 

Saúde em Manaus e Interior 

Durante a mensagem governamental, a autoridade apontou os investimentos na saúde da capital e interior do Amazonas. De acordo com ele, pela primeira vez o Estado passou a ter serviço de alta complexidade nos municípios do interior como a criação de leitos de UTI em hospitais de Parintins, Tefé e Tabatinga. 

"Somente em recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas), por indicação dessa casa, a gente fez com esses recursos chegassem aos municípios. Nós repassamos 345 milhões de reais para que essas unidades de saúde pudessem ampliar seus atendimentos". Na capital, ele ressaltou a inauguração de novas unidades de saúde, como o Hospital do Sangue do Hemoam, e o início dos transplantes de rim e implante coclear, que serão realizados no Hospital Delphina Aziz. 

O Programa Auxílio Estadual, conforme o governador do Estado, deve ser ampliado e inclusive, chegará a moradores do interior do Amazonas. "A gente está entregando aproximadamente 3.500 cartões na capital em janeiro e vamos começar a entregar no interior que são até agora mil cartões. Mas vamos ampliar neste primeiro ano de segundo mandato para mais 50 mil famílias", comentou.  

Novas matrizes econômicas 

As novas matrizes econômicas para o Amazonas também foi destaque nas falas do governador Wilson Lima, que ressaltou a importância da participação da Assembleia Legislativa para o avanço da economia do Estado. 

"O gás natural é uma realidade e a gente só conseguiu viabilizar empreendimentos, porque houve um empenho de deputados para aprovarem a quebra do monopólio do gás no Estado. O turismo, outra matriz econômica, só foi possível ampliar a malha aérea porque fizemos uma construção de redução de ICMS de gasolina e querosene de aviação, mensagem que nós mandamos e foi aprovada pela Assembleia legislativa". 

O governador Wilson Lima, natural de Santarém, no Pará, foi ainda homenageado com o título de Cidadão do Amazonas, uma proposta da deputada estadual Alessandra Campelo aprovada pelos deputados. A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas aos que não nasceram no estado, mas que prestaram relevantes serviços à população amazonense. 

Estiveram presentes na solenidade, presidida pelo deputado Roberto Cidade, presidente da Casa, além dos deputados estaduais, representantes dos diversos poderes e instituições públicas, como o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza; o prefeito de Manaus, David Almeida; o vereador Caio André, presidem da Câmara Municipal de Manaus, entre outros.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por