Nomeação

Novo procurador-geral do MPC mira compromisso com a transparência e equidade em nova gestão

João Barroso retorna ao cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas para uma nova gestão, desta vez no biênio 2024-2026

Emile de Souza
politica@acritica.com
21/06/2024 às 16:18.
Atualizado em 21/06/2024 às 16:32

(Foto: Nilton Ricardo)

O novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Barroso de Souza, afirmou durante a cerimônia de sua posse, nesta sexta-feira (21),  que sua gestão para o biênio de 2024 a 2026 tem compromisso com a transparência e pretende dar continuidade aos avanços na Comissão de Acessibilidade, desenvolvidas pela ex-titular do cargo a procuradora Fernanda Catanhede Mendonça. 

“A procuradora Fernanda Mendonça, à medida que a senhora lida com o seu ofício, trouxe à discussão temas importantes para a sociedade, como a inclusão, a diversidade e a acessibilidade. Pretendo continuar com essas ações, porque achei útil a sua importância para o bem comum”, destacou o novo procurador em discurso.

Entre os projetos mencionados pelo procurador estão o apoio à diversidade sexual e de gênero, a importância da mulher na sociedade desenvolvidas na roda de conversas temáticas sobre violência contra a mulher, roda de conversas sobre inclusão, capacitismo e empatia, e o ciclo de palestras e dinâmicas, semana na pessoa com deficiência.

Fernanda Catanhede Veiga Mendonça ressaltou que ser a primeira mulher a assumir o MPC trouxe avanços significativos em um ambiente ‘com diferenciação de gênero e falta de sororidade’. A procuradora disse que apesar dos avanços, ainda é um fato que precisa ser revisto com equidade. 

João Barroso disse que sua intenção é o fortalecimento das instituições. “Queremos o fortalecimento das instituições, regulamentar algumas coisas que precisam mudar e progredir juntamente com o Tribunal de Contas na nossa missão, que exatamente é essa, fiscalizar os gastos públicos, combater a corrupção e promover o bem da sociedade amazonense”, disse. 

Durante entrevista com a imprensa, o novo chefe do MPC informou que o trabalho de fiscalizar Dos gastos públicos deve seguir durante o período de eleições e recomendar melhorias aos gestores públicos. 

“Nós temos um ranking de transparência no nosso site, um link da procuradora Evelyn Freire, e ele serve exatamente para isso, para medir a transparência dos estados, municípios e da administração pública de modo geral. Esperamos muita transparência nessa eleição. Não está diretamente vocacionado para o controle do gasto eleitoral, mas é claro, onde existe dinheiro público, o Tribunal de Conta está lá, o Ministério Público está lá também, e nós vamos trabalhar e fazer o nosso melhor para que a sociedade tenha conhecimento da transparência nesses gastos”, disse João Barroso.

A presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins, ressaltou que a alternância de gestão é importante para o desenvolvimento das atividades fiscalizadoras e que assim como o biênio da procuradora Fernanda Mendonça, a posse de Barroso será de transparência e competência. 

“Vai assumir pela terceira vez, já tem experiência, é um procurador que tem muito trânsito e fino trato com os colegas e também com o colegiado. Quero dizer que Deus o ilumine e que proteja nessa nova caminhada, porque o Ministério Público de Contas sempre está em sintonia trabalhando junto com o Tribunal de Contas do Estado”, declarou a presidente do TCE.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por