Podcast Sim&Não

Chico Preto: 'Brasil deveria desistir de empréstimo à Venezuela e explorar outros mercados'

O ex-vereador Chico Preto (Avante) foi entrevistado no podcast da coluna Sim & Não

Jefferson Ramos
online@acritica.com
30/05/2023 às 19:42.
Atualizado em 31/05/2023 às 08:20

(Foto: Jeiza Russo)

O ex-vereador Chico Preto (Avante) afirmou nesta terça-feira (30) em entrevista ao podcast da coluna Sim & Não que prefere que o Brasil abra mão de receber o valor do empréstimo feito à Venezuela via BNDES. Para ele, o recurso pode ser recuperado acessando outros mercados. 

“Parece que o Brasil emprestou algo em torno de U$ 1 bilhão. É melhor perder 1 bilhão e tentar ganhar em outras negociações. Nesse pragmatismo, o Brasil está desconsiderando um mercado americano de U$ 90 bilhões por ano”, analisou o ex-vereador.

A dívida da Venezuela junto ao governo brasileiro estava em US$ 1,2 bilhão até esta segunda-feira (29), segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Nesta segunda, o presidente venezuelano Nicolas Maduro participou de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. 

Na solenidade, Lula evitou criticar o país por violações de direitos. O presidente brasileiro fez afagos ao líder venezuelano na esperança de abrir um canal de diálogo para negociar a dívida com o BNDES e talvez ajudar numa possível transição democrática. 

Nicolás Maduro, está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul, que começou nesta terça (30).

(Foto: Jeiza Russo)

Ainda durante a entrevista, Chico Preto disse que se define como um conservador de direita. Na economia, Chico defende uma economia liberal com alguma participação do estado na economia, citando como exemplo a concessão de incentivos fiscais. 

Ele reforçou que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas duas últimas eleições. O ex-vereador criticou a política ultraliberal do ex-ministro da economia Paulo Guedes, que reduziu a alíquota do IPI no restante do país prejudicando a competitividade das empresas instaladas na ZFM.

"Quando o Ministério da Economia fez a redução ficou claro que isso ia ser prejudicial à Zona Franca. Prontamente me posicionei entendendo que era um erro. Não fiquei em cima do muro. ‘Ah, mas como pode o teu presidente era o Bolsonaro e você se posicionou contra. Tenho vida além do Bolsonaro”, respondeu.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por