Manaus Hoje

Mulher picada por cobra venenosa é transferida para Manaus

Uma moradora da Comunidade Monte Sinai do Igarapé Açú, localizada na zona Rural de Manaus, precisou ser atendida às pressas, nesta quinta-feira (6), após ser picada por uma cobra venenosa

Amariles Gama
online@acritica.com
06/10/2022 às 19:44.
Atualizado em 06/10/2022 às 19:44

(Foto: Divulgação)

Uma moradora da Comunidade Monte Sinai do Igarapé Açú, localizada na zona Rural de Manaus, precisou ser atendida às pressas, nesta quinta-feira (6), após ser picada por uma cobra venenosa. Uma Aeronave da Marinha do Brasil foi utilizada para apoiar a transferência da mulher até a um hospital da capital, para que o atendimento fosse feito o mais rápido possível. 

A mulher, de nome e idade não revelados, foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Manaus), que ao avaliar a gravidade do caso, acionou o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval para ajudar no atendimento à paciente. 

Segundo informações da Marinha, a utilização da aeronave em apoio à remoção da paciente foi necessária por conta da dificuldade de acesso à localidade por via terrestre, e ainda devido ao tempo despendido no transporte por embarcação, podendo não ser suficiente para salvar a vítima.

Em ação conjunta da equipe do Samu Manaus e militares da Marinha do Brasil, a ribeirinha foi transportada por embarcação até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade Santa Maria, mais próxima à Manaus. O objetivo era reduzir o tempo de voo da aeronave. De lá, ela seguiu de voo até Manaus, acompanhado de uma médica e uma enfermeira do Samu.

Ainda segundo informações da Marinha e Samu, o resgate foi realizado com sucesso. O pouso em Manaus ocorreu na Vila Olímpica, onde houve a transferência da paciente para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel do Samu, que se encarregou do atendimento e encaminhamento para o hospital.

A mulher se encontra agora aos cuidados de uma equipe médica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Não há informações sobre o estado de saúde da paciente.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por