APREENSÃO MILIONÁRIA

Carga com R$ 17 milhões em cocaína 100% pura é apreendida no Amazonas

Segundo a polícia, teor de pureza da droga é tão alta que 1 kg poderia se transformar em outros 4 kg para venda em Manaus. O responsável pela carga, Jociclei Caldas, foi preso

Joana Queiroz
online@acritica.com
23/06/2022 às 15:43.
Atualizado em 23/06/2022 às 15:50

Uma tonelada de cocaína com 100% de pureza avaliada em R$ 17 milhões foi apreendida  pela Polícia Civil do Amazonas nesta quarta-feira (22), na Rodoviária Estadual AM -070, KM 59, Comunidade do Janauacá, zona rural do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros ao sul de Manaus).

Conforme o delegado operacional do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Antônio Rondon, que coordenou toda operação, devido ao alto teor de pureza da droga, cada quilo pode ser transformado em até quatro quilos a mais.  

A operação do Denarc prendeu o traficante Jociclei Caldas, 41,  que é o responsável pela droga. Conforme a diretora do Denarc, delegada Delegada Tamara Albano, ele estava guardando a droga que seria trazida para Manaus.

De acordo com Rondon, a droga foi deixada no local por traficantes colombianos.

De acordo com Tamara Albano, a apreensão foi resultado de um trabalho de investigação do Denarc que durou aproximadamente seis meses até chegar à localização da droga e do responsável por ela.

Conforme a delegada, no decorrer das investigações os policiais  fizeram o levantamento das informações com relação a rota de tráfico que partia de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus), passava pelo município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus) com destino a Manaus. 

Os investigadores conseguiram fazer a qualificação de Jociclei Caldas, que já havia sido preso em 2017 mantendo em depósito 600 quilos de cocaína e a polícia  já sabia que ele fazia esse tipo de transporte. 

Na madrugada de quarta-feira (22) Jociclei acabou sendo preso. Ele estava junto com a namorada  próximo da ponte do Rio Negro por investigadores  do Denarc que o abordaram em um  carro. Conforme a delegada, naquele momento nada foi encontrado com ele. Mas, quando foi questionado sobre o carregamento de drogas, ele levou a equipe ao município de Careiro Castanho onde a droga estava, na margem do lago do Janauacá.

De acordo com a delegada, o criminoso informou o destino da droga dizendo que parte dela ficaria em Manaus e a outra seguiria para Belém do Pará e o restante para outros Estados do país.

A delegada informou que Jociclei ficará à disposição da Justiça e a droga será incinerada logo talvez já na próxima semana.
O advogado Samarone que está defendendo Jociclei disse que o mesmo não é traficante, mas apenas serve de “mula” para os grandes traficantes do estado. “Ele só é responsável pelo armazenamento “, disse Samarone.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por