Bumbódromo

Tradição de 33 anos: integrantes do grupo 'Mancha Vermelha' são os primeiros na fila do Garantido

Tradicionalmente, o grupo ‘Mancha Vermelha', formado por aproximadamente 50 membros, monta uma escala de turno para revezar na fila.

Luana Carvalho - de Parintins
luanacarvalho@acritica.com
23/06/2022 às 12:27.
Atualizado em 23/06/2022 às 12:34

Vandreza Karen (na rede), Nilton Souza, Socorro Silva (de chapéu branco), Amanda Freire (em pé) e Zenaide Lopes (de boné branco) foram os primeiros da fila. (Junio Matos)

Desde a quarta-feira (22) os primeiros torcedores da fila do boi-bumbá Garantido já estavam ocupando seus lugares. Tradicionalmente, o grupo ‘Mancha Vermelha - um louco torcedor, cabeça do Garantido’, formado por aproximadamente 50 membros, monta uma escala de turno para revezar na fila. E isso acontece há 33 anos, conforme conta a torcedora Socorro Silva, de 59 anos, mais conhecida como ‘Dona Sirene’. 

“É debaixo de chuva, de sol, na ventania. Nós sempre somos os primeiros, e ai de quem ocupar nosso lugar”, brinca Socorro, famosa na galera vermelho e branco por conta da imitação de uma sirene que ela mesma faz para anunciar que o grupo chegou. O grupo é composto por brincantes de Parintins (AM), Manaus (AM), Santarém (PA), Oriximiná (PA), entre outros municípios vizinhos. 

Já Vandreza Karen, 32, faz parte do grupo há 16 anos. A tradição começou com a mãe dela, Lilliane - ou Loba Felina, como é conhecida no Item 19 do Garantido. “Sempre vinha com minha mãe, que infelizmente este ano não conseguiu vir. Mas eu estou aqui, representando-a”, comentou. 

Neste ano, Vandreza trouxe uma rede para descansar durante seu turno de ‘vigia’ da fila. “O pessoal da organização até brigou aqui comigo, mas eu conversei com jeitinho e deixaram eu atar minha rede”. 

Por falar em brigas, o estudante Nilton Souza, 17, diz que, para não haver desentendimentos, é importante ter além do amor ao Garantido, comprometimento. “Tem que ser comprometido, pois somos um grupo grande e nos dividimos para guardar o lugar na fila. Há aquelas pessoas que chegam no segundo dia e já ficam um pouco chateadas por não terem sido os primeiros, pois aqui, o que a gente gosta mesmo é de ser primeiro”, disse, aos risos. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por