PARINTINS 2022

De Rainha do Folclore para o mundo, agora como Miss

Brenda Beltrão atuou por três anos no bumbá Vermelho e Branco, hoje, é a atual Miss Latina Brasil

Jhonny Lima - de Parintins
online@acritica.com
23/06/2022 às 20:54.
Atualizado em 23/06/2022 às 20:55

(Foto: Arlesson Sicsú)

O sonho de grande parte das meninas parintinenses é um dia se tornar item do boi-bumbá, seja do Caprichoso, quanto do Garantido. E quando esse desejo se torna realidade e ainda abre portas para novas descobertas, é a realização de uma conquista.

Essa realidade aconteceu com uma jovem apaixonada pelo boi Garantido, que tem sua história marcada no bumbá Vermelho e Branco e que serviu foi vitrine para outros olhares, como a carreira de modelo. Ela é a Brenda Beltrão, que antes de aceitar o convite de representar o Amazonas como Miss Latina, teve a “ousadia” de dizer “Não” por três para a organização do evento.

Brenda nasceu no município amazonense de Barreirinha, mas foi em Parintins que ela cresceu e construiu suas memórias afetivas e a paixão por boi-bumbá, ainda criança. Como toda cunhantã, o sonho dela era ser item do boi. Mas um item específico: Rainha do Folclore.

“É uma realização de um sonho de criança. Essa época me deixa emotiva, porque vem as férias, os meus parentes chegam de outras cidades e minhas brincadeiras sempre foram voltadas para o universo do boi-bumbá. Eu sempre tive muito carinho pelo item Rainha do Folclore. É um item que chama a atenção das crianças pelo fato de ter uma fantasia muito colorida”, explicou.

E esse sonho se tornou realidade em 2018, quando ela pisou pela primeira vez na Arena do Bumbódromo para defender o item pelo boi do coração. A passagem foi curta, de apenas três anos, mas por um motivo mais que especial.

Tendo como musas inspiradoras ex-Rainhas do Folclore como Patrícia Góes e Brena Dianá, Brenda defendeu muito bem o posto e sua evolução serviu de vitrine para voos mais altos, ultrapassando os limites de Parintins e do Amazonas.

Ela recebeu um convite para representar o estado no Miss Latina Amazonas, mas a paixão pelo boi encarnado foi tanta, que por três vezes ela disse “Não” para a organização do concurso.  

“Eu pensei: ‘Meu Deus! Tem que ser eu, então. Então eu aceitei. Conversei com a coordenação do Garantido e eu falei que iria representar o meu estado. O Garantido abriu portas para a minha carreira como Miss. Com certeza, foi uma vitrine, sou muito grata ao boi-bumbá Garantido e ao Festival Folclórico”.

Foi muita preparação, devido à pandemia e o medo, mas o resultado foi incrível para ela, que conquistou o título de Miss Latina Amazonas nos anos de 2020 a 2022. E ainda neste ano, coroada com o título de Miss Latina Brasil.

Relembrando o caminho percorrido até aqui, ela garante que a preparação não terminou, pois ainda tem um compromisso importante no mês de outubro, quando irá representar o Brasil  no concurso mundial em Punta Cana, na República Dominicana. Para isso, está afinando o espanhol, continua na academia, alimentação, aula de oratória, aula passarela.

Tudo feito em Parintins, mas ela pretende finalizar a preparação no Rio Grande do Sul, onde fica a coordenação nacional do concurso.

Antes se subir na passarela novamente, Brenda Beltrão volta um pouco no tempo e relembra os passos percorridos até aqui. E, lógico, sempre lembrando que o maior sonho era se tornar Rainha do Folclore.

“Fiquei extremamente alegre quando eu recebi o convite e por poder representar minha cultura, falar um pouco dessa minha cultura que eu tanto amo. E realmente é real, porque eu sonhava todos os dias em ser Rainha do Folclore do meu boi-bumbá Garantido”, lembra com saudosismo.

(Foto: Arlesson Sicsú)

Os primeiros passos na imersão cultural, Brenda lembra muito bem. Foi aos sete anos de idade participando das Pastorinhas Filhas de Judá do Parananema, de sua tia, no tradicional Festival das Pastorinhas, em Parintins.

“Já fui anjo, galega, campina... A cultura está cravada em mim, sempre fui apaixonada por Parintins, por tudo isso. Tenho muitas lembranças”, disse emocionada

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por