SIM E NÃO

Wilson em vantagem no interior

No interior, Wilson tem vantagem de 23 pontos.

acritica.com
22/09/2022 às 07:57.
Atualizado em 22/09/2022 às 07:57

(Foto: Divulgação)

Faltando 11 dias para a eleição, a  5ª Pesquisa da Perspectiva aponta que  Wilson Lima (União) dobrou sua diferença de 5% para 10,3% em relação à Amazonino Mendes (Cidadania), 2º colocado. Tanto na pesquisa do início de setembro quanto na de ontem, os dois empatam na capital, dentro da margem de erro,  com 29%. No interior, Wilson tem vantagem de 23 pontos. Nesse eleitorado, ele subiu de 31% para 39%, enquanto Amazonino caiu de 21% para 16%. No total, Wilson tem 33,4% das intenções de voto e Amazonino, 23,1%.

3º lugar  -  A situação do terceiro colocado na pesquisa, Eduardo Braga (MDB), no interior é um pouco melhor que a de Amazonino: ele tem 32% das intenções de voto, mas acaba perdendo de lavada na capital, onde 14% dos entrevistados votariam nele. 

Senado - Com 31,6%, o senador Omar Aziz (PSD) mantém a liderança na corrida pelo Senado, segundo a Perspectiva. Ele cresceu 2,7% em relação ao estudo anterior. A vantagem de Aziz sobre o segundo colocado, Arthur Neto, aumentou de 5,4% para 11,3%.

Presidente  - Já para presidente, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 44,2% das intenções de voto no Amazonas (estimulada), ampliando a vantagem em relação ao segundo colocado, o  presidente, Jair Bolsonaro, que  tem 36,2%. A Perspectiva ouviu  1.500 pessoas entre 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de 2,5% e o registro no TRE é o número AM-08091/2022.

Ataques... -  Com mais um ataque de “piratas”, esta semana, contra comboio que transportava combustível para a cidade de Porto Velho (RO), o setor de transporte fluvial de cargas no Estado já acumula mais de R$ 20 milhões em perdas este ano. Os dados são do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

...piratas  -  Ainda segundo a entidade, este foi o segundo roubo de combustíveis somente neste mês. A outra ocorrência aconteceu na semana anterior, entre os municípios de Parintins e Juruti (PA). No total, foram furtados mais de 620 mil litros apenas nos dois assaltos realizados em setembro.

Justiça  - O desembargador do TJ do Rio de Janeiro Alexandre Freitas Câmara defendeu a criação de mecanismos para tornar os processos mais céleres. Foi durante abertura do 1º Congresso Internacional sobre Novas Tendências do Direito Processual Civil, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM)  e pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam).  

Morosidade -  Na conferência, o magistrado abordou “Os rumos do processo civil no Brasil e no mundo”. “A justiça brasileira é morosa? Sim, mas a Justiça no mundo inteiro tem o mesmo problema. E estamos tentando construir mecanismos para enfrentar isso”, disse o desembargador

Seleção -  Estão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), que é oferecido pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM. As inscrições ocorrem pela internet e vão até o dia 26. 

Seleção 2  -  O Profac visa estimular e preparar os cidadãos para atuarem na fiscalização da gestão pública. A programação contempla uma roda de cidadania, organizada pela Ouvidoria do TCE-AM.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por